Esse conteúdo é antigo

Internação discreta, transplante e exames: tudo sobre a saúde de Faustão

O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo — segundo a unidade de saúde, a internação faz parte do protocolo de rotina pós-transplante e não há previsão de divulgação de um novo boletim médico hoje.

Relembre o caminho do apresentador até aqui:

Insuficiência cardíaca acompanhada

No final de 2020, Faustão colocou um marca-passo —um aparelho que monitora e controla os batimentos cardíacos.

Em 2021, quando ainda trabalhava na Globo, o apresentador passou por uma internação para tratar um edema linfático. Desde então, Faustão vinha fazendo internações de rotina para combater o acúmulo de líquidos no organismo.

A nova internação do apresentador veio à tona no dia 17 de agosto, por meio de um boletim médico. Faustão estava internado desde o dia 5 de agosto para tratar de uma insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é uma doença crônica, que evolui com o tempo. Entre os sintomas estão falta de ar, cansaço e inchaço nas pernas.

No dia 19 de agosto, Faustão comentou seu estado de saúde em um vídeo publicado nas redes sociais. "Estou preparado para coisas da vida. (...) Estou nesse tratamento, vão decidir que tipo de cirurgia vão fazer. Peço que rezem por mim. (...) Quem decide é o chefe lá em cima", afirmou.

Faustão é incluído na fila de transplante

A informação de que o apresentador precisaria de um transplante de coração foi divulgada em um novo boletim médico no dia 20 de agosto. A família, no entanto, disse depois da cirurgia que ele entrou na lista do transplante no dia 8 de agosto.

A esposa de Faustão, Luciana Cardoso, compartilhou uma carta com detalhes do processo. "Desde o primeiro dia de internação já sabíamos da necessidade do transplante. (...) Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto de 2023. Nos mantivemos em silêncio até que a internação se tornou pública", escreveu.

Continua após a publicidade

A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante era a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio.
Luciana

Apresentador recebe novo coração

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo divulgou na madrugada do dia 27 de agosto que o apresentador estava no segundo lugar na fila de espera por um coração. Ele foi priorizado por estar em "estado muito grave de saúde", segundo o Ministério da Saúde.

O primeiro lugar na fila recusou o órgão e, por isso, Faustão recebeu o novo coração ainda no dia 27. A cirurgia durou duas horas e meia e ocorreu com sucesso no Albert Einstein.

Em entrevista ao UOL News, a médica cardiologista Stéphanie Rizk explicou que o maior risco de rejeição ocorre no primeiro mês após o transplante. "Há biópsias seriadas neste início para avaliar a parte celular e imunológica e ver se há algum grau mínimo de rejeição", afirmou.

Faustão recebeu alta no dia 10 de setembro, duas semanas após o transplante. Em vídeo gravado em casa, ele afirmou que a recuperação total ainda demoraria entre dois e três meses.

Continua após a publicidade

Nova internação

Oito dias após receber alta, Faustão voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein. Em comunicado, a unidade de saúde afirma se tratar de um protocolo de rotina:

O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 18 de setembro para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição.

Deixe seu comentário

Só para assinantes