Esse conteúdo é antigo

Cortina de fumaça para escândalo: afinal, rolou mesmo o Surubão de Noronha?

Débora Nascimento falou sobre a separação de José Loreto, com quem foi casada por quatro anos, e o polêmico "Surubão de Noronha". Convidada de Tati Bernardi no videocast "Desculpa Alguma Coisa", de Universa, a atriz classificou o polêmico boato como uma "cortina de fumaça".

O escândalo. Na época do surgimento da história, Marina Ruy Barbosa foi acusada de ter um caso com Loreto nos bastidores da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo). Débora falou ao vídeocast da dificuldade em ter de lidar com os boatos enquanto se separava de Loreto e cuidava da filha, então com dez meses — confirmando, assim, a traição.

"Eu ficava observando tudo meio que de longe, inserida naquilo tudo, e aí veio cortina de fumaça, surubão de não sei o que, uma grande cortina de fumaça pras pessoas não verem o óbvio. É uma coisa tão óbvia, fico impressionada que amigos e pessoas tão conscientes, que tem discernimento, ainda tem essa dúvida se houve ou não [traição], mas também não vale eu dizer se teve ou não. (...) Uma mãe com um neném de dez meses sendo exposta... Teve um grande surto coletivo e uma cortina de fumaça gigantesca, um monte de gente exigindo que eu defendesse o indefensável", disse.

Boato ou verdade?

História surgiu em 2019. O termo "surubão de Noronha" viralizou em fevereiro daquele ano, logo após a separação de Débora Nascimento e José Loreto. A hashtag #SurubãoDeNoronha entrou nos Trending Topics do antigo Twitter e ficou entre os assuntos mais comentados da rede social - e da vida dos brasileiros.

Denúncias em perfil anônimo. O boato ganhou força nas redes sociais e virou meme após o perfil do Instagram @joseloretosafado citar, sem provas, supostas orgias que aconteciam entre famosos na pousada dos também atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O dono do tal perfil anônimo dizia ser um ex-funcionário da Globo.

"Destino preferido das celebridades". A conta anônima afirmou: "Todos sabem que Noronha é o destino preferido das celebridades brasileiras no final de ano. Uma atriz e uma blogueira foram fazer ménage com um ex comprometido que bate ponto todo final de ano na ilha".

Telefone sem fio. Além de Gagliasso e Ewbank, também estavam incluídos no boato Bruna Marquezine, Neymar, Fernanda Paes Leme, entre outros. A informação nunca foi confirmada, mas a brincadeira escalou, foi comentada por famosos e citada até no "Fantástico", da TV Globo. De maneira geral, a história se tornou um verdadeiro "telefone sem fio" e muitas celebridades acabaram envolvidas.

Continua após a publicidade

'Cortina de fumaça'

Acusação de traição. No mesmo período que a brincadeira surgiu, Marina Ruy Barbosa foi acusada de ter um caso com Loreto nos bastidores de "O Sétimo Guardião" (TV Globo). O rumor cresceu após diversas famosas, como Marquezine, Ewbank, Thaila Ayala e Fiorella Mattheis, pararem de seguir Ruy Barbosa nas redes sociais, como uma forma de tomar partido na defesa de Débora.

Fofocas para despistar? O perfil anônimo do Instagram que espalhou o boato do "surubão" saiu em defesa de Ruy Barbosa.

Polêmica desmentida. Porém, anos depois, alguns famosos já se posicionaram e desmentiram a polêmica. Em entrevista ao podcast "Quem Pode, Pod", o próprio Gagliasso afirmou que o rumor foi uma "cortina de fumaça" para o possível caso de traição entre os colegas de elenco da novela.

Gagliasso explica

O 'surubão de Noronha' nada mais é que uma cortina de fumaça para uma polêmica que aconteceu durante a novela. Essa é a verdade. Quer que eu fale quem soltou? O que organizava, né? O organizador, quem recebia as pessoas. Era na minha pousada, não era? Era Fernanda, Giovanna, eu, Neymar, Bruna [Marquezine], João Vicente -- que nunca foi para Noronha. Entrou a Fiorella Mattheis, Thaila [Ayala]
Bruno Gagliasso

Continua após a publicidade

Além disso, ele também já falou sobre a polêmica em uma rede social. "Eu tenho muita dificuldade de negar o surubão de Noronha porque é uma história muito divertida se fosse real. Mas devo frustrá-los. Sou um pai de família apaixonado pela Giovanna sem tempo pra farra. Não me cancelem", brincou.

Marquezine também comentou. Em participação no "Quem Pode, Pod", a atriz se manifestou e contou que vivia fase na vida em que "nem tinha energia para transar".

Era uma época que nem tinha energia para transar. Quem dirá para suruba. Tive essa fase que eu achava que era meio assexuada (sic), eu achei.
Marquezine

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.