'Recuperação de Faustão é bem positiva', diz cardiologista do apresentador
A recuperação de Fausto Silva, 73, é "bem positiva" após a realização do transplante de coração, avalia o médico Fernando Bacal, cardiologista do apresentador, em entrevista exclusiva a Splash na manhã desta sexta-feira (22).
O comunicador foi internado na segunda-feira (18), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, oito dias após receber alta. De acordo com a unidade de saúde, a ida para o hospital faz parte do protocolo pós-transplante.
"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 18 de setembro para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição", dizia o boletim médico divulgado na quarta-feira (20).
Hoje, em contato com a reportagem, o cardiologista Fernando Bacal explicou que as idas ao hospital após a realização de um transplante são habituais. "São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes."
Segundo o médico do apresentador, de 50% a 60% dos pacientes acabam retornando à unidade de saúde para ajustes e reavaliações de rejeição. "A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor, que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo. Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração."
O cardiologista Fernando Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante- Hospital Israelita Albert Einstein. Ele é um dos médicos que acompanham o apresentador Fausto Silva.
No dia em que deixou o hospital pela primeira vez, inclusive, o apresentador fez um agradecimento público ao profissional. "Foi lindo ver a emoção de vocês na alta. Relação de amizade e de muita admiração. Gratidão eterna! Continuem adiante e parabéns pelo lindo trabalho que fazem no Incor pelo SUS. Obrigado a equipe de enfermagem. 35 dias acompanhando essa dedicação e amor à profissão", escreveu.
Nos comentários, Fernando Bacal desejou que a recuperação do apresentador possa inspirar os milhares de pacientes que estão na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) à espera de um órgão.
"Um privilégio estar junto de vocês nesta jornada. Que a recuperação do querido Fausto inspire os milhares de pacientes que aguardam transplantes no país. Nossa missão só fica mais forte a partir de agora", disse o doutor.
Saúde de Faustão
Internação. O apresentador deu entrada no hospital no dia 5 de agosto para tratamento de um quadro de insuficiência cardíaca, condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020.
Indicação para transplante. Diante do agravamento da doença, ele foi incluído na lista de espera por um transplante de coração. A informação, no entanto, só veio a público no dia 20, por meio de um boletim médico. Ele estava precisando de diálise e medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.
Cirurgia. O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto, em cirurgia realizada sem intercorrências, após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.
De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, durante a madrugada do dia 27, o sistema localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante. Faustão, no entanto, ocupava o segundo lugar entre os casos prioritários - por causa da gravidade do quadro.
No dia 29, Fausto foi extubado e já estava consciente, conversando e com boa função do novo órgão. No dia seguinte, ele concedeu a primeira entrevista após o transplante ao colunista Flavio Ricco, do R7. "Eu não sinto dor alguma. Já estou andando, sentando, isso três dias depois da cirurgia", disse o famoso.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberNo dia seguinte, por volta das 7h30, ele falou com o colunista de Splash Lucas Pasin sobre o primeiro pensamento quando acordou da cirurgia: "motivar a doação de órgãos".
"Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão."
Horas depois, o apresentador gravou um vídeo agradecendo à família do doador do novo coração. O vídeo foi publicado no perfil Faustão do meu Coração, criado pela família do comunicador para divulgar a doação de órgãos.
Faustão deixa a UTI. O comunicador deixou a Unidade de Terapia Intensiva no dia 1ª de setembro e foi transferido para a semi-intensiva.
Apresentador foi para o quarto um dia antes de receber alta. "Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão", informou o hospital, por meio de boletim médico divulgado no sábado (9).
Faustão deixou o hospital no domingo (10), após 36 dias internado. "O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco", informou o Hospital Israelita Albert Einstein.
Primeira fala em casa. Logo após a alta, Faustão postou um vídeo, com agradecimentos: "Alô galera, já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês, que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade e de apoio, e tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida."
Oito dias após receber alta, Faustão voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein. Em comunicado, a unidade de saúde afirmou se tratar de um protocolo de rotina.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.