Jorge Coutinho, ator do 1º beijo inter-racial, está internado no Rio
O ator Jorge Coutinho, 89, está internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O hospital confirmou a informação para Splash neste sábado (23).
Ele se recupera de uma infecção urinária, segundo comunicado publicado no perfil oficial do ator no Instagram. Coutinho protagonizou o primeiro beijo entre um homem negro e uma mulher branca em "Passo dos Ventos", em 1968.
O Hospital Copa D'Or informa que Jorge Coutinho, 89, segue internado na unidade de terapia intensiva desde o dia 19 de agosto de 2023. No momento, sem programação de alta e necessitando de cuidados devido a quadro de infecção urinária. Boletim médico assinado por Marcelo London, diretor-médico do Copa D'Or
O que aconteceu:
Sua morte foi noticiada mais cedo. O Sated RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) havia anunciado a morte do ator em suas redes sociais — notícia replicada por outros veículos.
No Instagram oficial do ator, sua equipe confirmou que Coutinho não estava morto, somente internado; o sindicato também apagou sua postagem. "Gostaríamos de informar que o ator Jorge Coutinho está vivo e lúcido."
"Resposta adequada ao tratamento". Em nota, o hospital Copa D'Or informa que Jorge Coutinho, 89, "segue internado na unidade de terapia intensiva desde o dia 19 de agosto de 2023". "No momento, sem programação de alta e necessitando de cuidados devido a quadro de infecção urinária. Apresenta resposta adequada ao tratamento clínico e urológico", diz nota assinada por Marcelo London, diretor-médico do Copa D'Or.
Quem é Jorge Coutinho?
Protagonista do primeiro beijo inter-racial da TV brasileira. Ator desde 1958, Coutinho protagonizou o primeiro beijo entre um homem negro e uma mulher branca em "Passo dos Ventos" (1968).
"Roque Santeiro" e "Por Amor". Durante as décadas de 1980 e 1990, Jorge Coutinho ficou conhecido por suas participações em diversas novelas da Globo, com personagens marcantes como José, em "Por Amor", e Ítalo, em "Da Cor do Pecado".
Ativismo e impacto político. Forte ativista da causa negra, Jorge Coutinho é um dos primeiros atores a amplamente defenderem a causa. Ele também, ocupou cargos importantes, como de vice-presidente da Funarj (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro).