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Como surgiu, dá dinheiro? O que são as lives NPC no TikTok que viralizaram

A tiktoker Ana Clara, PinkyDoll e o youtuber Felca são alguns dos nomes que fazem ou fizeram live NPC Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/09/2023 04h00

Na última semana, o TikTok foi tomado por um assunto: as lives NPC. A sigla significa "non-playable character" ("personagem não jogável", em tradução livre), fazendo referência aos personagens de games que costumam ser figurantes em jogos.

Nessas transmissões, que se tornaram febre na rede social, os tiktokers imitam os personagens figurantes. Quase sempre há vozes infantilizadas, caracterização como maquiagem e apetrechos e muitos movimentos repetitivos. No caso das mulheres, há uma tendência da personagem ser sexualizada.

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Como surgiram as lives NPC?

A canadense PinkyDoll foi uma das pioneiras na trend, e tem um bordão super famoso: "Yes, yes, ice cream so good" ("sim, sim, sorvete é tão bom!", em tradução livre). Aqui no Brasil, a tiktoker Xehli G é uma das expoentes do NPC, e viralizou com os vídeos falando "quero cuscuz".

Quem assiste à live pode interagir com o "personagem", mandando presentes, fazendo doações reais e vendo a pessoa reagir à interação. Quanto mais caro for o presente, maior a reação de quem faz live. PinkyDoll disse ao The New York Times que já ganhou arrecadar US$ 3 mil (cerca de R$ 14,6 mil) em uma única live.

A tiktoker Ana Clara viralizou ao relatar ter ganhado US$ 233,24 (R$ 1.070) em apenas duas horas fazendo live NPC.

O youtuber brasileiro Felca impulsionou a tendência ao começar a fazer o mesmo tipo de conteúdo. A Splash, ele contou que começou as lives como uma piada sobre o movimento, mas acabou perdendo o controle.

Quando tiktokers começaram a estimar que Felca ganhava até R$ 50 mil por transmissão, várias pessoas começaram a imitá-lo e decidiram seguir no ramo das lives NPC. No entanto, a Splash, ele disse que o valor era muito abaixo e estimou algo em torno de 10% disso.

Tiktok quer acabar com essas lives?

O sucesso dessa tendência pode ter vida curta. Felca postou um print do TikTok, mostrando que a rede social está tomando medidas para restringir a visibilidade desse tipo de live. Splash entrou em contato com a rede social em busca de mais informações, mas ainda não teve retorno. O texto será atualizado se houver um posicionamento.

"Sua live não pode ser recomendada e será restrita nos resultados de busca, porque ela pode apresentar conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem presentes", diz o aviso.

"Conseguimos", comemorou o youtuber, que considera esse tipo de live um "conteúdo sem conteúdo".

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