Sucesso no humor, por que atriz foi do Zorra para o drama das novelas?
Thalita Carauta está há quase 20 anos na TV, onde se destacou em programas humorísticos, em especial, o extinto Zorra Total. Quem não se lembra das pérolas de Janete e Valéria — personagem de Rodrigo Sant'Anna — nas viagens de metrô do programa? Nos últimos anos, porém, Thalita tem aceitado papéis que exploram diferentes vertentes da atuação.
Agora, aos 40, ela ganha sua primeira protagonista em novela: Adriana, de "Elas por Elas", uma mulher e mãe que precisa lidar com os dramas que ficaram abertos no passado. É uma personagem que chega após ela se destacar como a professora Eliete na série "Segunda Chamada" e como a ex-atriz de filmes eróticos Mauritânia na trama "Todas as Flores", ambas produções do Globoplay. Mauritânia, aliás, mostrou que ela pode transitar entre o riso e a emoção na mesma personagem.
Essa guinada da carreira ao drama se trata de uma escolha profissional de Thalita. "É uma decisão. Em toda profissão, em algum momento, você tem que tomar a decisão de pegar caminhos que possam te desafiar mais e fazer você crescer. E se você cresce, você também tem algo maior para dar para o público."
É igual sair de casa, sabe? Jovem que resolve sair de casa e largar aquele conforto que sentia ali. É uma escolha.
Thalita Carauta
Na história, Adriana reencontra e mais seis amigas se reencontram após 25 anos, trazendo lembranças e revelações. Esse momento faz Adriana olhar para o passado e ficar cara a cara com o grande amor de sua vida mais de duas décadas depois. Jonas (Mateus Solano) era seu namorado na adolescência, mas engravidou outra amiga, Helena (Isabel Teixeira), e optou por ficar com ela — quem tinha um poder aquisitivo maior.
"Elas por Elas", segundo a visão da atriz, é dividida em três gêneros: humor, drama e suspense. Engana-se quem acha que Thalita vai ser responsável pelas boas risadas da trama. Adriana fala de cura emocional, de paixão mal resolvida e de como a vida, em algum momento, coloca você frente a frente com o que ficou pendente lá atrás. Pelo menos, é assim que começa a trajetória da personagem.
"A cada esquina, ela vai ser assaltada por emoções que têm a ver com o passado... A partitura dela é toda emocional. Como ela vai lidar diante de todo mundo com cada coisa que é revelada? Ela tem muitos segredos que vão ser revelados. E isso vai trazer muito transtorno para ela e para a família. Certamente, tem uns dramas que vão acompanhar essa personagem."
Para Thalita, a personagem traz o questionamento: "O que você faria de diferente se você tivesse uma segunda chance? O que você poderia consertar o reelaborar na sua vida?"
Em dose dupla
Além de "Elas por Elas, Thalita Carauta também pode ser vista como a popular Mauritânia em "Todas as Flores". A trama do Globoplay fez sucesso no streaming no ano passado e é exibida atualmente pela Globo logo depois de "Terra e Paixão". A atriz considera que essa é uma realidade que veio para ficar: ter dois ou mais projetos sendo exibidos simultaneamente na TV aberta.
Cheguei à conclusão de que eu abro e fecho a porta. Abro às seis [da tarde] e fecho às onze [da noite]. É muito legal. Nunca tinha vivido essa experiência... Isso vai acontecer cada vez mais: você estar num trabalho que foi da Globoplay e acabar vindo para a TV aberta no momento que você está estreando um trabalho. Outros atores estão vivendo essa experiência também.
Thalita Carauta
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.