Topo

Deborah Blando expõe diagnóstico de doença sem cura: 'Acham que é frescura'

Deborah Blando disse ter sido diagnosticada com fibromialgia Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

05/10/2023 20h17

Deborah Blando, 54, disse sofrer com fibromialgia, doença reumatológica que afeta a musculatura do corpo e provoca dores.

A cantora revelou o diagnóstico para a doença em entrevista ao podcast Papagaio Falante. Segundo contou, a maioria das pessoas não entende que se trata de uma doença crônica, sem cura, e acham que é "frescura" de quem sofre com a moléstia.

Relacionadas

"As pessoas não acreditam que [o portador dessa doença] está com dor e acham que é frescura. Então, assim, gente, fibromialgia é uma coisa séria. Se uma pessoa está falando que está com dor, apesar de [ser] uma doença invisível.. Visivelmente você está tudo certo, que nem eu, você não sabe que estou com dor, [mas é uma doença grave]", explicou.

Blando destacou que a fibromialgia é uma doença que "não aparece" em exames e o diagnóstico é feito a partir da exclusão de outras doenças. Em relação aos sintomas, ela disse sentir principalmente dores nas costas, lombar, braço e pescoço.

"A gente não consegue chegar na quarta fase do sono, que nem pessoas normalmente chegam, em que você restabelece o músculo que foi rompido durante o dia. A fibromialgia não cria [músculos], cria uma inflamação e uma dor crônica", completou.

A fibromialgia é uma doença que atinge cerca de 2% da população mundial e é mais comum em mulheres.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deborah Blando expõe diagnóstico de doença sem cura: 'Acham que é frescura' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade