Como cenário de 'Lupin' enganou turistas em Paris: 'Pensaram que era real'

A terceira parte de "Lupin" (Netflix) começa com o protagonista executando seu plano mais ousado até então.

Depois de se tornar o homem mais procurado do mundo, Assane Diop (Omar Sy) anuncia a data, o horário e o local de seu próximo roubo. Ele decide roubar uma joia de valor inestimável que cobiça há anos: a Pérola Negra.

A joalheria que guarda a sete chaves o objeto na série, porém, acabou enganando alguns turistas em Paris. Isso porque o cenário foi construído na Place Vendôme, ponto de luxuosos restaurantes, lojas e hotéis na capital francesa. É lá que fica o famoso Hotel Ritz, por exemplo.

"Os turistas foram à nossa joalheria para comprar joias porque pensaram que era uma loja de verdade. Então, o trabalho foi bem feito quando as pessoas pensam que o cenário é um lugar de verdade", conta a Françoise Dupertuis, cenógrafa de "Lupin", em entrevista a Splash.

Assane Diop (Omar Sy) está mais ousado e menos egoísta na terceira fase de "Lupin"
Assane Diop (Omar Sy) está mais ousado e menos egoísta na terceira fase de "Lupin" Imagem: Emmanuel Guimier/Netflix

Para Dupertuis, também é a Place Vendôme a locação mais importante usada nesta temporada.

"É incrível ter a autorização da cidade para gravar ali e ter a possibilidade de gravar lá em cima. É muito difícil tecnicamente", explica, referindo-se às cenas em que Diop está no topo da Coluna de Vendôme, no meio da praça. "Ter a possibilidade de construir um cenário na Place Vendôme é uma loucura. Então esse é o local [que dá o tom dos episódios]", afirma.

Alerta de Spoiler Splash
Alerta de Spoiler Splash Imagem: Arte UOL

No episódio seguinte, há mais uma façanha de Diop. O protagonista finge sua morte, com direito a atestado de óbito, velório e enterro. Desta vez, porém, o segredo foi unir cenas gravadas em estúdio e feitas no local.

Continua após a publicidade

"Todos os túneis [subterrâneos] foram feitos em estúdio. Depois, juntamos com a cena na cova. Juntamos a parte do estúdio com a parte no local, no famoso cemitério de Paris, Père Lachaise. E o caixão é artesanal, claro", conta ela.

Paris é "estrela" da série

Em entrevista, o criador da série, George Kay, já havia dito que Paris é o lar de "Lupin" e que não há chance de a produção se passar em outra cidade que não seja a capital francesa.

Dupertuis conta que, na terceira temporada, a intenção segue sendo a de mostrar a cidade de uma forma diferente da convencional, com um olhar menos turístico.

"Assim como na primeira e na segunda partes, Paris deve ser a estrela, mas queremos mostrar Paris pelos olhos de uma pessoa parisiense. Uma pessoa parisiense que vive em Paris. Essas pessoas não querem visitar sempre a Praça Concorde ou a Torre Eiffel. Ao filmar nesses lugares, queremos mostrá-los de um ângulo diferente. Tentamos achar a 'porta dos fundos' para mostrar esses lugares", conclui Dupertuis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.