BGS 2023: Quem é Shota Nakama, compositor que virou meme no Brasil?
Um dos principais convidados da BGS 2023, Shota Nakama se tornou queridinho entre os gamers brasileiros. Não apenas por seu trabalho como compositor de músicas para jogos, mas pela sonoridade de seu nome que virou meme no Brasil.
Nakama, que também esteve presente na edição do evento de 2022, é um dos principais nomes no que diz respeito à composição de músicas para games. Ele é o criador da Video Game Orchestra, projeto formado por 28 músicos e que introduziu o conceito de apresentações realizadas com orquestra e banda de rock, com versões instrumentais de músicas populares de jogos.
Com a Video Game Orchestra, Nakama já fez turnê por todas as partes do mundo, passando por Estados Unidos, Canadá e Europa. O compositor confirmou quatro apresentações durante a BGS 2023 com o grupo musical, sendo uma por dia, entre quinta (12) e domingo (15).
O compositor, que já se acostumou com as piadas envolvendo o seu nome desde que veio ao Brasil pela primeira vez, em 2018, conta com um setlist abrangente. Entre as versões repaginadas com a orquestra estão temas de jogos como "Devil May Cry", "Metal Gear Solid" e "Final Fantasy".
Origem e graduação
Atualmente com 41 anos, Shota Nakama nasceu em Okinawa, no Japão, e se mudou ainda jovem para Boston, nos Estados Unidos, para perseguir a sua paixão pela música. Ele se graduou no Berklee College of Music e no The Boston Conservatory, duas das principais escolas musicais do país.
Entusiasta de videogames desde a juventude, ele viu uma oportunidade de transformar a experiência de ouvir temas musicais de jogos ao rearranjar os sons originais com rock n' roll. Foi desse sonho que nasceu, em 2008, a Video Game Orchestra.
Após o sucesso das versões rearranjadas, Nakama e sua orquestra passaram a compor temas exclusivos para jogos e filmes. A maior parte de seu trabalho pode ser encontrada em redes sociais, tanto o áudio quanto apresentações ao vivo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.