Topo

Amor e sem estrutura: Diretor usa história da família atípica em filme

'Uma Família Extraordinária' conta uma história baseada em fatos Imagem: Divulgação/Diamond

De Splash, em São Paulo

14/10/2023 04h00

A história real de uma família de pais neuros divergentes de uma criança típica se tornou o longa ficcional "Uma Família Extraordinária", dirigido por Matt Smukler. Antes da ideia do filme, o diretor foi responsável pelo documentário "Wildflower", de 2020, que retrata a vida de sua sobrinha adolescente, Christina Stahl, lidando com os pais.

Fui auxiliar a minha sobrinha, para a inscrição da faculdade. Para isso, fiz vídeos das provas que ela participava, pois ela estava em 14º lugar no estado de Nevada de atletismo. Fui com uma câmera, comecei a documentar um pouco da sua rotina, porque ela não achava que havia algo de excepcional em sua história.
Matt Smukler, em entrevista a Splash

A garota estava confusa quanto ao que deveria mostrar à faculdade para conseguir sua admissão, mas Smulkler a fez enxerga como aquela vida familiar era "excepcional". "A mãe dela é minha cunhada, irmã da minha esposa, e eles são muito reservados. Meu cunhado é bastante orgulhoso, e não queria muito que a sua maneira de vida fosse exposta."

Relacionadas

Christina Stahl passou na faculdade com bolsa integral. "Eu realmente não sabia muito sobre o que acontecia na vida deles, e foi por meio do documentário que realmente consegui aprender e conhecê-los de uma forma muito profunda."

Matt Smukler conta que conheceu a sobrinha quando ela tinha seis anos e, mesmo bem criança, já era obrigada a cuidar de tudo o que acontecia a sua volta e dar atenção aos pais. "Eu vi uma família que não tinha julgamentos. Vi uma família cheia de amor e era um tipo de amor muito puro. Eles não tinham expectativas para a filha e não tinham regras. Era como se ela pudesse ficar acordada até tarde o quanto quisesse. Ela poderia comer o que quisesse."

Eles tinham muito amor, mas não tinham estrutura ou coisas que você veria em uma situação de família tradicional.

O diretor conta que não considerava se envolver mais na vida da família, mas ao conversar com a roteirista Jana Savage, perceberam que seria uma boa história para contar, principalmente por meio do humor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Amor e sem estrutura: Diretor usa história da família atípica em filme - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade