Revolta de vizinhos e aplausos: os bastidores da morte de Fernanda

Uma das cenas mais trágicas e marcantes da teledramaturgia brasileira, a morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli) em "Mulheres Apaixonadas" foi exibida nesta segunda-feira (16), na reprise do "Vale a Pena Ver de Novo". Em sua participação no 'Splash Vê TV', a apresentadora Marcelle Carvalho contou tudo que aconteceu nos bastidores da gravação, em 2003.

Na época, a comunicadora acompanhou as filmagens no bairro Leblon, no Rio de Janeiro, durante cinco dias. Inclusive, a escolha da locação causou um grande problema para a TV Globo. Por ser uma das regiões mais nobres da cidade, os moradores não curtiram a ideia de uma cena em que pessoas inocentes são vítimas de tiros num embate entre a polícia e criminosos.

"Eu participei de todos esses dias cobrindo a novela. Eu ia cedo, ficava ali para ver a movimentação, conversava com as pessoas. Foi realmente uma comoção enorme ali, os moradores dizendo que não queriam que aquilo ali acontecesse, porque iam chamar a atenção errada ali para o Leblon. Outros falando que precisava mostrar a realidade mesmo", Marcelle Carvalho.

E como era de se esperar pelo resultado que vimos na televisão, as gravações foram complexas e precisaram ser repetidas para chegarem à perfeição. "Na primeira vez, a cena não valeu porque espocaram um flash na hora em que a Fernanda levou o tiro. De repente parou tudo, voltou a gravação. Todo mundo ficou com a respiração suspensa e aí aconteceu isso", relembrou Marcelle, acrescentando que no dia seguinte tudo saiu como o planejado para esse momento da sequência.

"Se eu não me engano, o tal tiro foi gravado apenas no outro dia, muito cedo, para que não houvesse mesmo a possibilidade de ter estragado a cena novamente por conta de um novo flash ou outra situação parecida. Só sei que isso demorou quase realmente uma semana para se chegar até o fim e eu fui testemunha ocular do assassinato de Fernanda", contou a jornalista.

Por ser uma das cenas mais marcantes da televisão, por vezes os atores Tony Ramos e Vanessa Gerbelli contaram das lembranças que tinham desse dia, especialmente do silêncio e a mobilização de todos que estavam presentes. Momentos que também ficaram na memória de Marcelle Carvalho.

"Parecia muito real e, apesar de você saber que era cena, mas o barulho e a sensação, a energia que estava ali pairando parecia que não era ficção. Foi tão real e tão bonita que realmente houve esse aplauso. Ficamos comovidos", revelou a apresentadora.

Relembre a sequência impactante:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.