Juliette desabafa após polêmica em campanha da Bauducco: 'Não estou bem'
Juliette, 33, quebrou o silêncio depois da Bauducco cancelar a campanha "Magia Amarela" após a acusação de plágico da canção "AmarElo", de Emicida.
O que aconteceu?
Em mensagem postada em seu canal de trasmissão no WhatsApp, a cantora e campeã do BBB 21 (Globo) afirmou que não está bem após toda a repercussão negativa do trabalho.
A quem tá preocupado. eu realmente não estou bem.
Juliette
Minutos depois, a artista publicou uma carta em suas redes sociais "lamentando profundamente as consequências deste ocorrido". Ela ainda garantiu que terá "cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos".
-- Juliette (@juliette) October 18, 2023
Na manhã desta quarta-feira (18), Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma e irmão de Emicida, disse estar "indignado" com a nova campanha da Bauducco: "A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo?", disse em live no Instagram.
Ele ainda afirmou que a música de Juliette e Duda faz parte do reposicionamento da marca Bauducco: "Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou num acordo tanto por cronograma, quanto por prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer". Inicialmente, Fióti não citou nomes, mas depois compartilhou uma nova publicação que afirmava que a marca é a Bauducco.
Fióti disse que o "jurídico vai trabalhar" e que não quer ódio contra as cantoras. "Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo, em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo, não quero hate em cima da Juliette ou Duda", escreveu no X (antigo Twitter).
"A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e esse trabalho acabou de ser roubado conceitualmente", declarou Evandro Fióti. O músico contou que 'Magia Amarela', de Juliette e Duda Beat, faz parte de uma estratégia de reposicionamento de um MARCA. pic.twitter.com/IfMNRCV1hN
-- ARTH (@anthunesarth) October 18, 2023
Sabre apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética?
-- Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Então, esse mercado tem bem pouco.
Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso juridico vai trabalhar! https://t.co/0j4hYOTTrJ
Tem que falar mais alguma coisa? Puta que pariu https://t.co/08IrjVaIWW
-- Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, ñ quero hate em cima da Juliette ou Duda.
-- Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Em nota, a assessoria de Juliette disse que a música faz parte de uma campanha publicitária e que a cantora foi contratada como uma das intérpretes. "A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos", diz o texto.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberDuda Beat também publicou nota, que foi apagada em seguida. No texto, ela disse que foi contratada pela Bauducco apenas para ser intérprete da canção ao lado de Juliette. "Viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário".
A artista disse que ela e sua equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, mas que acharam que havia consentimento por parte dos idealizadores, já que o nome de um dos autores estava no escopo da campanha. Segundo o pronunciamento, o nome do autor Felipe Vassão teria sido excluído depois, sem a ciência de Duda Beat e sua equipe.
"A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informado pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores pro projeto original Amarelo", dizia o texto.
No entanto, na data de hoje, 18 de outubro, houve um movimento de reivindicações através das redes sociais de que os autores do projeto AmarElo foram usurpados de sua propriedade intelectual na campanha 'Magia Amarela'. Essa informação surpreende Duda Beat e equipe, uma vez que nós somos expressamente contrários a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais.
Duda Beat
Após a nota de Duda, Felipe Vassão também se pronunciou com uma publicação no Instagram. "Não tenho nenhum envolvimento com a nova música 'Magia Amarela' da Juliette e da Duda Beat", escreveu.
Cancelamento da ação
Diante da polêmica, a marca Bauducco decidiu cancelar a campanha protagonizada por Juliette e Duda Beat após acusação de plágio. Intitulada de "Magia Amarela", a canção da campanha foi associada a "AmarElo", sucesso de Emicida.
"A música 'Magia Amarela' foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: 'Um sentimento chamado Família'".
Entre as semelhanças estão a identidade visual, como fonte, cor, vitrais e a relação entre "amor" e "elo". A marca explicou que a tipografia usada seria a mesma já usada em outras embalagens e campanhas.
A marca ainda ressaltou que a participação das cantoras se restringiu apenas à interpretação da canção. "A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma família" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha."
Diante de questionamentos sobre o projeto, a Bauducco diz que "seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união."
Deixe seu comentário