MC PQD é preso por associação ao tráfico antes de show no Rio
De Splash, no Rio
21/10/2023 15h37Atualizada em 22/10/2023 17h15
MC PQD foi preso na noite desta sexta-feira (10) durante uma ação conjunta das polícias do Ceará e Rio de Janeiro. Havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça cearense por associação do funkeiro ao tráfico.
Segundo as investigações, o funkeiro pertence ao Comando Vermelho (CV), a maior facção criminosa do RJ, que tem ramificações no Nordeste. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil do Rio para Splash.
Relacionadas
O cantor foi preso na avenida Brasil, na altura de Olaria, na zona norte da cidade, quando estava a caminho de um baile funk, onde iria se apresentar. As equipes interceptaram o veículo do suspeito e realizaram a abordagem. O automóvel e o celular do investigado também foram apreendidos.
José André Ferreira Costa Júnior, o MC PQD, é acusado de fazer apologia ao tráfico nas redes sociais, segundo relatório do Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco-CE).
Em contato com Splash, a equipe de MC PCQ disse "que as acusações feitas contra o cantor José André, além de gravíssimas, não são verdadeiras, o que ficara comprovado ao final do processo."
"Infelizmente, não é a primeira vez que assistimos cantores de rap e funk terem seus nomes e imagens vinculadas como se participassem do tráfico de drogas - posição que só revela um racismo estrutural presente em nossa sociedade."
O que aponta investigação do Draco-CE:
Também chamado de "malandrex", "paizão" e "relíkia", MC PQD publica vídeos em suas redes sociais fazendo apologia ao crime, utilizando armas longas, colete balísticos e símbolos associados a um grupo criminoso. Somente no Instagram, ele é seguido por mais de 180 mil pessoas.
Relatório ainda diz, segundo a TV Globo, que sua imagem está frequentemente vinculada a símbolos associados ao CV, tais como bandeiras vermelhas, trem, o gesto formado com os dedos indicador e médio, o número "02" e o termo "trem-bala", elementos simbólicos do Comando Vermelho, especialmente difundidos no Rio de Janeiro.
Algumas das músicas de PQD citam a "Tropa do Mantém", um grupo armado, de acordo com a polícia cearense, "conhecido pelo enfrentamento às polícias e a rivais de outros grupos criminosos".
No site SoundCloud, onde o cantor possui uma conta verificada, MC PQD publicou um "medley" em homenagem aos integrantes do CV no Ceará.