'Vai pagar caro por matar meu filho': como mãe de Jeff encara 1ª audiência?

Acontece hoje a primeira audiência de instrução e julgamento do caso Jefferson Machado no Rio de Janeiro. Serão ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa dos dois réus, o produtor de TV Bruno Rodrigues e o garoto de programa Jeander Vinicius da Silva, acusados de matar e ocultar o corpo do ator.

Entre as dez testemunhas intimadas pela Justiça estão a mãe do ator, Maria das Dores Machado, e o irmão dele, Diego Machado. Os dois saíram de Santa Catarina e chegaram ao Rio de Janeiro na quarta-feira (25), onde estão hospedados na casa de um amigo de faculdade de Jeff.

Dona Maria das Dores vê a audiência como mais uma etapa difícil em sua vida desde que Jeff desapareceu em janeiro deste ano — ele foi encontrado enterrado em um quintal da zona oeste do Rio em maio, quatro meses depois. Ela relata sentir um misto de emoções por ver que "estamos caminhando para a justiça".

Em conversa com Splash, a mãe de Jeff conta que leu as conversas antigas com o filho para esclarecer quaisquer dúvidas do juiz. "Não posso esquecer nem uma palavra, nem eu, nem meu filho Diego. Precisamos mostrar tudo o que o Jefferson nos passava desse Bruno... Estou lendo tudo o que tenho no WhatsApp para não omitir, nem deixar de falar as coisas importantes, para mostrar à juíza, aos advogados e ao promotor tudo que esse rapaz [Bruno] fez de maldade... Preciso estar bem forte e muito segura em tudo que vou falar."

"O Jefferson morava no Rio, mas era presente em minha vida todos os dias. Conversávamos muito. Quando ele ligava após o almoço, eu me sentava porque sempre tínhamos muito o que conversar. Então, a partir daquele dia que eu não conversei mais com meu filho, tudo ficou muito triste, eu ficava angustiada [e pensava]: 'Onde está meu filho? Será que está com alguém? Será que está com alguém?' Aquela interrogação todos os dias."

Ela pediu à Justiça para não estar no mesmo ambiente dos dois acusados do assassinato durante o julgamento. "Não tem como eu me colocar à frente do assassino do meu filho. É bem difícil. Mas, com a graça de Deus, quero fazer tudo pelo meu filho. Sei que ele não volta mais, mas que a justiça seja feita. A justiça já está sendo feito. Ele [Bruno] vai pagar muito caro por ter assassinado o meu filho do jeito sanguinário que fez."

Mãe de Jeff Machado pede que crimonisos sejam condenados pela justiça
Mãe de Jeff Machado pede que crimonisos sejam condenados pela justiça Imagem: Reprodução/Instagram

Passo a passo da audiência

No total, são dez testemunhas convocadas pela Justiça, mas isso não significa que todas comparecerão ou serão ouvidas hoje — por questão de tempo. Segundo Jairo Magalhães, advogado da família de Jeff, a mãe e o irmão do ator serão os primeiros ouvidos.

Continua após a publicidade

"Vamos iniciar hoje a primeira fase do julgamento. São ouvidas todas as testemunhas, inicialmente as de acusação, depois, as de defesa [de Bruno e Jeander] e, por fim, são realizados os interrogatórios. Só depois, a juíza titular encaminha uma sentença de pronúncia para o Tribunal de Júri [órgão do poder judiciário que tem a competência para julgar os crimes dolosos, ou intencionais, contra a vida]."

Ainda não há previsão de quando haverá uma sentença. Isso acontecerá quando o julgamento na plenária do Tribunal do Júri for marcado, segundo o advogado Jairo. "Esperamos que seja uma sentença condenatória para os acusados."

Splash entrou em contato com a defesa de Bruno Rodrigues, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. Também tenta contato com a defesa de Jeander, mas ela ainda não foi localizada.

Jeff Machado tinha oito cachorros de raça; abandono dos animais deu pistas sobre desaparecimento
Jeff Machado tinha oito cachorros de raça; abandono dos animais deu pistas sobre desaparecimento Imagem: Reprodução/Instagram

Relembre o caso:

Jefferson Machado desapareceu no dia 27 de janeiro deste ano. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) o declarou desaparecido no dia 9 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Em maio, o corpo do ator foi encontrado dentro de um baú concretado no chão de um imóvel em Campo Grande, na zona oeste do Rio. A identificação do artista ocorreu por meio de análise das digitais.

Jeander foi preso no dia 2 de junho, no bairro de Santíssimo, Zona Norte do Rio. Já Bruno foi detido durante ação policial no Morro do Vidigal, na zona sul da capital, no dia 15 do mesmo mês. Ele é acusado de ser quem premeditou o crime.

Os dois homens responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, estelionato e crimes patrimoniais.

Bruno Rodrigues, suspeito de matar Jeff Machado, foi encontrado no Morro do Vidigal em junho
Bruno Rodrigues, suspeito de matar Jeff Machado, foi encontrado no Morro do Vidigal em junho Imagem: Reprodução/TV Globo

Quem era Jeff Machado?

Natural de Araranguá, em Santa Catarina, Jeff era ator. Formado em Jornalismo e Cinema, ele trabalhou como colunista social em revistas de Rio do Sul, Vale do Itajaí e Florianópolis.

Continua após a publicidade

Após dez anos vivendo entre Rio de Janeiro e São Paulo, em 2008, ele voltou para Florianópolis, onde trabalhou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV.

Em 2022, o ator realizou uma participação na novela "Reis" (Record), na qual interpretou um soldado filisteu.

Também ficou conhecido pelo seu amor aos animais, pois tinha oito cachorros. A família soube do desaparecimento após encontrar os cães em situação de abandono, dois deles morreram e um não foi encontrado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.