Scorsese expõe novos desafios ao dirigir filme com DiCaprio: 'Equilíbrio'

"Assassinos da Lua das Flores" é o novo filme de Martin Scorsese e, desde que foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes deste ano, tem angariado críticas positivas. O filme retrata a história real das misteriosas mortes que aconteciam durante a década de 1920, com a próspera nação indígena Osage.

Em conversa com Splash, o diretor Martin Scorsese explica que balancear as "partes narrativas com os aspectos emocionais" foi o desafio que encontrou durante a produção.

O que quero dizer com 'as partes narrativas' é que alguns pontos importantes da trama precisavam ser conectados, como o envolvimento do FBI e a participação de Bill Hale nos crimes. Mas o verdadeiro cerne do filme acontece entre Mollie e Ernest, e por isso, o núcleo emocional teve que girar em torno deles.

Por se tratar de fatos e pessoas reais, o roteiro dá atenção não apenas aos crimes, mas à complexa história de amor de Ernest e Mollie. A narrativa acompanha Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio), um homem branco que se casa com Mollie Burkhart (Lily Gladstone), uma rica Osage. Ele é sobrinho de William Hale (Robert De Niro) e, juntos, elaboram crimes para conseguir herdar o dinheiro dos indígenas.

'Assassinos da Lua das Flores' chegará em breve na AppleTV +
'Assassinos da Lua das Flores' chegará em breve na AppleTV + Imagem: Divulgação / Apple Original Films

Scorsese afirma que, se fosse o caso de apenas contar os detalhes sobre os assassinatos, o público não teria problema em entender o enredo de "Assassinos da Lua das Flores", mas seria apenas mais uma produção em meio a tantas do gênero. "O maior desafio foi equilibrar a complexidade emocional do relacionamento entre Mollie e Ernest, sabendo que os dois estavam apaixonados e me baseando nas informações que obtivemos do povo Osage e de pessoas que eram descendentes deles."

Vencedor do Oscar de melhor diretor por "Os Infiltrados" (2007) e com diversos clássicos em sua filmografia, Martin Scorsese encontra desafios em sua carreira, como neste caso, em que recebeu o pedido dos próprios parentes dos Buckharts. "Eles disseram para nós: 'Não se esqueçam: essa não é uma questão direta entre vítimas e vilões. Todos os envolvidos eram ou amigos, ou apaixonados. E mesmo assim, tudo isso aconteceu'. Assim, se criou o meu o maior desafio: conseguir equilibrar tudo isso."

"Assassinos da Lua das Flores" traz Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, dois atores que já colaboraram com Scorsese diversas vezes. Quem rouba a cena, porém, e tem chamado a atenção é Lily Gladstone no papel de Mollie. "Nos encontramos pela primeira vez por Zoom, devido à pandemia, e a partir daquela chamada, tivemos que esperar quase um ano antes de colocar Lily e Leo juntos."

Continua após a publicidade

Descobri que Lily tem o rosto perfeito para o cinema: ela pode não dizer nada, mas você sente tudo o que está acontecendo por meio de seus olhos, do posicionamento de seu rosto e pela maneira como se move.

Lily Gladstone (Mollie) e Martin Scorsese no set de "Assassinos da Lua das Flores"
Lily Gladstone (Mollie) e Martin Scorsese no set de "Assassinos da Lua das Flores" Imagem: Divulgação / Apple Original Films

Quanto a DiCaprio e De Niro, o cineasta é apenas elogios. "Realmente há amor entre nós três." "Assassinos da Lua das Flores" está em exibição nos cinemas e, em breve, estará disponível no AppleTV+.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.