Regina Duarte posta fake news contra Nando Reis e é advertida no Instagram
Regina Duarte, 76, voltou a ser advertida pelo Instagram por postar fake news de cunho político, dessa vez contra o cantor Nando Reis, 60. A atriz postou um vídeo deturpado com falsas vaias ao cantor durante apresentação no Rock in Rio, em 2022.
Na gravação, que passou a ser replicado por bolsonaristas durante as eleições do ano passado, Nando teria sido vaiado pelo público do evento ao declarar voto contrário ao então presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), enquanto apoiadores do político teriam supostamente entoado gritos de "mito" — mesmo termo usado por Regina Duarte na legenda do post marcado como "enganoso" pelo Instagram.
Ao advertir a postagem de Duarte, o Instagram destacou que o vídeo já foi comprovadamente apontado como falso por "verificadores de fatos independentes". A plataforma ressaltou que a gravação em questão não foi feita no Rock in Rio, evento em que Reis sequer cantou na edição de 2022, e o áudio com vaias a Reis e gritos de "mito" foram inseridos para passar a impressão que o artista havia sido hostilizado pelo público.
Conforme a agência Lupa, essa apresentação específica de Nando Reis ocorreu no festival Prime Rock Brasil, realizado em Belo Horizonte, em 16 de julho de 2022. Naquela ocasião, o cantor recebeu no palco uma liderança indígena, disse ser aliado da luta dos povos originários e teve manifestações de apoio e de reprovação por pedir "fora, Bolsonaro".
Nando Reis é um dos artistas que não esconde suas posições políticas alinhadas à esquerda e em defesa dos direitos humanos. O cantor foi crítico da gestão Bolsonaro e endossou o manifesto "Ato pela Terra contra o pacote destruição" contra o marco temporal das terras indígenas — o tema foi votado e aprovado no Congresso neste ano, mas teve seus principais pontos vetados pelo presidente Lula (PT).
Atriz já foi advertida outras vezes
Essa não foi a primeira vez que Regina Duarte compartilhou informação falsa e foi advertida pelo Instagram. A plataforma, inclusive, já colocou um alerta para quem tenta seguir o perfil da atriz pelas reiteradas "informações falsas" replicadas por ela.
Em seu perfil, ela já duvidou que o povo yanomami tenha enfrentado dificuldades durante a gestão Bolsonaro, disseminou mentiras sobre a eficácia das vacinas e questionou, sem qualquer embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro.
Duarte também replicou a mesma informação falsa que mobilizou os golpistas a depredarem Brasília em 8/1 e teve outro post sobre o mesmo tema em seu perfil no Instagram marcado como falso.
Além das informações falsas, Regina também publicou ataques a minorias sociais como transexuais e não binários ou a população negra. A disseminação de discursos de ódio é proibida pelas regras do Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.