Rita Lee derrubou Muro de Berlim e guardou 'pedaços dessa linda destruição'

Rita Lee sempre surpreende e, mesmo após sua morte, novos fatos continuam aparecendo. Desta vez, fotos inéditas mostram Rita Lee ajudando a derrubar o Muro de Berlim, em 1989.

Os registros aparecem na nova edição de luxo de "Uma Autobiografia", que já está disponível para compra. Eles são publicados com exclusividade por Splash.

As imagens não foram publicadas antes, pois não couberam na edição padrão do livro que se tornou um sucesso editorial no país em 2016.

Uma das imagens mostra a cantora com o marido, Roberto de Carvalho, posando em um pedaço do muro já aberto. Já na outra, a rainha do rock está ao lado de outras pessoas, auxiliando na derrubada.

Rita Lee ajudou a derrubar o muro de Berlim
Rita Lee ajudou a derrubar o muro de Berlim Imagem: arquivo pessoal de rita lee/ divulgação/ globo livros

Na obra, Rita Lee conta como foi a aventura que viveu em Berlim, na Alemanha.

"(...) O diretor de cinema Cacá Diegues me convidou para interpretar a personagem fictícia Mary Shadow, uma espécie de Lucille Ball numa série americana enlatada tipo 'família Doriana' que fazia parte do filme. Elenco de calibre em 'Dias melhores virão' e eu lá, de noviça do vício. Quem fazia o papel da minha 'dubladora em português' era 'the one and only', Marília Pêra. Na trilha sonora, Rob e eu assinamos a música título e a 'abertura' da série americana 'The Mary Shadow' show. Cacá foi indicado ao festival de cinema de Berlim e parte do elenco foi junto representando o Brasil. (...)"

Acordamos com buzinaços e gritarias: o muro de Berlim estava sendo depredado com os primeiros quebra quebras. Nós do elenco fomos lá contribuir nas marteladas e ainda guardo pequenos pedaços dessa linda destruição.
Conta Rita Lee em 'Uma Autobiografia'

Continua após a publicidade

"Estar num filme brasileiro concorrendo ao Urso de Ouro e ainda colaborar um tantinho pondo abaixo o Muro da Vergonha foi sem dúvida um momento 'If mom and dad could see me now", escreveu.

Além das fotos destruindo o "muro da vergonha", a nova edição ganha outras 37 fotos, vem com dois pôsteres, capa dura e a lateral tem pintura tie-dye, um pedido da autora, que já trabalhava nesse projeto com Guilherme Samora, seu amigo e editor, desde 2020.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.