Mister M: 'Eu sabia que mágicos estavam investindo dinheiro para me matar'
Sensação no Brasil entre os anos 1990 e 2000, Val Valentino, 67, popularmente conhecido como Mister M, está de volta ao país após vencer a luta contra o câncer de próstata para 20 shows de ilusionismo no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Desde o dia 9 de novembro, o mágico mascarado se apresenta com o espetáculo "Mister M Experience".
Em entrevista exclusiva a Splash, o artista, que é conhecido no mundo como "The Masked Magician" e ficou marcado por aqui como "Mister M" graças ao Fantástico (Globo), se diz realizado em ver que a ideia de expor truques de mágica há pouco mais de duas décadas ajudou a magia a elevar o nível.
Os [outros] mágicos estavam ameaçando a minha vida, investindo dinheiro para me contratar e me matar. E eu sabia que isso estava acontecendo, mas a razão pela qual eu estava revelando a magia e expandindo a arte em todo o mundo foi muito mais importante.
Val Valentino
Val Valentino surgiu com o personagem mascarado no canal Fox, nos Estados Unidos, em 1997. A ousadia em revelar os truques de mágica conquistou grande audiência e, consequentemente, começou a ser exibido no mundo inteiro. Não demorou muito para que ele sofresse retaliações e ameaças de mortes dos colegas de profissão, mas hoje avalia que o risco valeu a pena.
"Se eu colocava minha vida em perigo, eu acreditava no que eu estava fazendo e hoje é a prova que fiz a decisão certa. Lugares como a China e a Indonésia, onde a magia não era aceita, agora é e isso me empolga", completa.
Indagado se ainda se sente perseguido nos dias atuais, Val ignora o tema e se mostra focado em seguir levando os segredos da magia adiante para revelar novos mágicos.
Eu ainda acho que as coisas são iguais? Em outros países, tudo bem. Por algum motivo, o Brasil ainda está um pouco atrás, mas estou aqui para trabalhar com os mágicos, educá-los e uni-los aqui no Brasil. Esse é um dos meus maiores desafios e acho que vamos ficar bem.
Val Valentino
"Câncer chegou, foi e estou fantástico"
Em 2011, Val Valentino foi diagnosticado com câncer de próstata e se afastou dos palcos para cuidados médicos.
Oito anos depois, o ilusionista, após investir parte de sua fortuna para tratamento convencional, viveu uma experiência sobrenatural ao quebrar o tornozelo. Dado como morto por três minutos, ele diz ter visto sua mãe trazer o recado para vir ao Brasil.
"Tive uma experiência de morte, onde basicamente morri por três e meio minutos. Eu estava em outra dimensão. Isso é tudo que posso explicar, é que há um lugar lindo que vamos sem dor, só amor, não há nada ruim, apenas bons pensamentos. Tudo o que posso dizer é que eu estava lá e nunca vou esquecer essa experiência", lembra.
No ano seguinte, Valentino viajou ao Brasil buscando compreender a mensagem deixada pela mãe e acabou hospitalizado após complicações do câncer. Em virtude do fechamento das fronteiras pela covid-19, o artista foi obrigado a ser operado longe de casa pouco depois de passar mal durante uma gravação do Altas Horas (Globo).
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"Lidei com o câncer com coragem. Eu nunca tinha dúvida que eu ia ficar bem. Mas, apesar disso, claro, há alguma dúvida, tipo: "meu Deus, os médicos estão me dizendo que não há esperança. Eles me deram um mês para viver em alguns momentos". Mas continuo aqui. Eu, de alguma forma, nunca tinha dúvida que eu ia ficar bem", pontua.
O câncer é algo que estava na minha vida. Chegou, foi e estou fantástico agora, tudo está bom. Muitos dos meus tratamentos têm a ver com o Brasil, que é uma das razões por quais estou aqui agora. Não sei se é apenas por causa das pessoas, que pode ser, ou pode ser por causa de onde estamos no planeta, mas há muitos tratamentos que acontecem aqui no Brasil, isso me surpreende. Val Valentino
Assim, o Mister M conta que preparou shows especiais aos brasileiros por ter entendido que sua missão é ajudar a formar novos mágicos no país.
Um dos meus sonhos para hoje é trazer mais mágica para o Brasil. Para encorajar mais mágicos, mais gerações novas a se envolverem com a mágica e, especialmente, mulheres. No mundo inteiro, há mais mágicas garotas do que nunca. Então, a mágica não é apenas para homens, é para garotas e pessoas de todas as idades.
Val Valentino
Ele não esconde que o carinho pelo público brasileiro é especial dentre as nações que conheceu: "Quando cheguei ao Brasil, eu sabia que era um lugar muito especial. Quando eu senti o amor das pessoas, isso me enlouqueceu. Foi tão incrível. Sabia, desde a primeira vez que eu pulei no Brasil, que seria um lugar muito especial para mim", conta.
Quem é Val Valentino?
Val Valentino é o nome artístico de Leonard Montano. Nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, o artista iniciou a vida no ilusionismo ainda criança e bradava aos quatro cantos que seria um mágico.
Aos 8 anos, ele se encantou por um kit de mágica e começou a trabalhar no bairro em que morava na intenção de juntar dinheiro para comprar o sonhado equipamento. Após ganhar o kit da mãe e conhecer uma loja de mágicos com o pai, Leonard passou a fazer sucesso se apresentando na escola e mergulhou em bibliotecas na ânsia pelo conhecimento do mundo da magia.
Anos depois, o artista fez apresentações em grandes teatros e algumas televisões e foi encontrado por um caça talentos do canal Fox em Las Vegas (Estados Unidos). Dessa forma, ele ganhou o passaporte para conquistar o mundo com as suas revelações dos truques de mágica com o personagem "The Masked Magician".
"Há novas gerações de magos que foram formados por causa do personagem. Aconselho as novas gerações a aprenderem a magia. É tão fácil agora ir na internet aprender como fazer alguns truques de cartão, divertir-se, enganar seus amigos. E não pare, continue indo, porque a magia é parte da vida de todos", brinca.
Entre os anos de 1997 e 1999, o artista expôs na TV os inúmeros métodos dos mágicos em série especial de quatro temporadas chamado "Breaking the Magician's Code".
Para chamar atenção do público, o artista decidiu criar o personagem do mágico mascarado, para manter o mistério em torno de sua verdadeira identidade. Porém, antes do encerramento dos trabalhos na Fox, ele acabou revelando seu rosto ao público.
Revelar algo relacionado à magia é porque naquela época era um novo tempo, era uma nova época, uma nova era para este arte. Tudo na vida muda e a magia, é claro, é uma das coisas. Agora, as portas estão abertas para todos que querem aprender a arte da magia.
Val Valentino
No Brasil, o "The Masked Magician" se tornou o "Mister M" para fácil compreensão do público e ficou conhecido graças ao Fantástico (Globo), em 1999. O quadro caiu no gosto popular com apenas dois meses de exibição, mas saiu do ar após mágicos gaúchos acionarem a Justiça alegando que havia "menosprezo à arte da mágica".
A Globo, no entanto, conseguiu a derrubar a decisão e seguiu exibindo o especial tendo altos índices de audiência. O Mister M também chegou a figurar em programas como Domingo Legal (SBT) e Tudo é Possível (Record), posteriormente.
Apesar da rejeição de parte dos mágicos, Valentino foi premiado inúmeras vezes por suas contribuições ao avanço das Artes Mágicas, que equivale a um Oscar na América Latina.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.