Vai à fila ou acampar pra ver Taylor Swift: veja dicas pra suportar o calor
De Splash, em São Paulo
16/11/2023 04h00
Muitos fãs da Taylor Swift vão aguardar sob sol forte os shows da cantora norte-americana que acontecem neste mês no Brasil. O problema é essa onda de calor com termômetros passando dos 35ºC e sensações térmicas infernais
Mesmo com apresentações previstas só daqui alguns dias (17, 18 e 19 no Rio, e 24, 25 e 26 em São Paulo), muita gente já acampa em frente ao Engenhão e ao Allianz Parque.
O risco de desidratação e mal-estar por conta do sol forte são reais, mas há medidas simples para tentar sobreviver ao calorão.
Quais cuidados tomar?
Mantenha-se hidratado, mesmo que não sinta sede. Prefira água — que pode ser saborizada com limão ou laranja. Vale também investir em suco de frutas (não industrializado e sem açúcar), chás, etc.
Ofereça água com frequência. Em dias de altas temperaturas, esteja atento a sintomas como náusea, alteração de consciência e vômito. Na presença deles, procure atendimento médico.
Evite bebidas alcoólicas. Elas inibem a produção do hormônio antidiurético, o que causa efeito contrário: facilita a desidratação. Se optar por consumir, reveze com a ingestão de água.
Prefira comidas leves e evite gorduras. Legumes, vegetais e frutas devem ser consumidos porque têm água na composição, o que auxilia na hidratação do corpo. Já alimentos mais pesados geram ainda mais calor.
Não fique exposto ao sol por muito tempo. No caso de quem está acampado nos estádios, reveze com outros fãs os períodos no sol. Sempre que possível, se abrigue na sombra e em espaços arejados.
Invista em acessórios que podem ajudar a driblar calor. Um bom exemplo são os ventiladores de pescoço, que ficaram conhecidos no TikTok. Eles ajudam na circulação do ar e pode aliviar a temperatura abafada.
*Com informações de matéria publicada em 14/11/23 e Agência Einstein