Mães apresentadoras, trans aeromoça, enfermeira: quem está no Miss Universo
O Miss Universo chega em sua 72ª edição com um feito histórico: será a primeira vez que haverá duas mães, duas mulheres trans e uma mulher com 30 anos na mesma edição.
Além disso, também teremos uma mulher fora do 'corpo padrão magro', que costumamos ver nos concursos de beleza: a enfermeira Jane Dipika Garrett, Miss Nepal, que quer ser a primeira plus-size eleita Miss Universo, lembra a publicação Hola!.
Quando é o Miss Universo 2023? A final será realizada neste sábado, 18 de novembro.
Onde é a sede? San Salvador, em El Salvador.
Como assistir? O concurso não passará na TV paga ou aberta no Brasil, ao invés disso, ele será transmitido no canal do YouTube do Miss Universo (acesse aqui), a partir das 22 horas no horário de Brasília.
São quantas candidatas? 84 países disputam o título.
Conheça a seguir curiosidades de 11 mulheres que você deve ficar de olho. Além de curadoria própria, Splash contou com a consultoria das páginas especializadas no mundo miss no Instagram: The Perfect Miss Brasil (@theperfectmissbrasil), Miss Brasil News (@missbrasilnews) e Universo das Misses (@universosdasmisses) para definir as selecionadas com base em suas histórias e destaques no concurso.
Miss Brasil - Maria Brechane
Uma das mais jovens competidoras, Maria Brechane tem apenas 19 anos e venceu o Miss Brasil em julho. Ela é a 15ª miss a levar o nome do Rio Grande do Sul para o Miss Universo como Miss Brasil. A última foi Julia Gama, que foi vice-Miss Universo 2020.
Maria Eduarda Brechane vem de uma família com origens indígenas e europeias, e se preparou dois anos para o concurso: chegou a treinar com Barbi e livros na cabeça. Estudante de jornalismo, ela trabalha como modelo e tem como uma das bandeiras a filantropia e projetos sociais.
Miss Bulgária - Yuliia Pavlikova
Com 30 anos, é a candidata mais velha a disputar o concurso - o limite de idade foi alterado neste ano e todas as mulheres passaram a ser elegíveis a se candidatar. A princípio a regra, anunciada em setembro, valeria a partir de 2024, mas o concurso de Yuliia ocorreu no final de outubro e sua participação já foi aceita para 2023.
Nascida e baseada na região da Crimeia, ela representou a localidade no Miss Grand Internacional 2022, vencido pela brasileira Isabella Menin, mas não se classificou. No ano anterior, ela foi a Miss Bulgária no Miss Terra, que ocorreu virtualmente, e também não conseguiu classificação. Em 2020 ela ganhou o Miss World Next Top Model, pela Rússia, no Líbano.
A veterana tem doutorado em economia, é membro do Fundo para Proteção de Animais e diretora do concurso Miss Global Model of the World.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberMiss Camarões - Issie Princesse
Levando o título de princesa no próprio nome, a jovem de 23 anos é estudante da Universidade Católica de Buea, em Duala (Camarões), além de ser modelo.
Tem na luta contra o câncer de mama, sua principal bandeira de reinado e afirmou que ficou muito feliz com sua vitória no Miss Camarões, pois era "bom saber que as pessoas me aceitam, que me amam".
Miss Colômbia - Camila Avella
A apresentadora e modelo, María Camila Avella, mais conhecida como Camila Avella, tem 28 anos e é uma das mães e casadas do concurso.
Também estudou Comunicação Social e Jornalismo, e trabalhou como modelo desde adolescente. Camila apresentou um programa do canal Caracol Televisión. Sua filha, Amelia, nasceu em 2021.
Miss Guatemala - Michelle Cohn
Michelle Cohn também é outra apresentadora e mãe a disputar o Miss Universo 2023. Com 28 anos, ela havia disputado o Miss América Latina del Mundo 2014, pela Guatemala, onde foi finalista.
Ao se tornar mãe, ela não pode mais competir nos concursos - até este ano. Seu filho Luca nasceu em 2016 e sua filha Bella em 2021. Sua formação conta com um bacharel bilíngue em Ciências e Letras, e uma licenciatura em Imagem Pública e Mídia.
Miss Holanda - Rikkie Kolle
Rikkie Kolle foi a primeira trans a vencer um concurso nacional para o Miss Universo, em 2023. A modelo de 22 anos foi apenas a segunda mulher transgênero confirmada no Miss Universo desde 2012, quando foram permitidas a participação de trans, ainda na gestão de Donald Trump no Miss Universo. A última e única participante até então havia sido Angela Ponce, da Espanha, em 2018, sem classificação.
"Se eu pudesse ter algum superpoder, seria transformar o mundo em uma grande sociedade feliz em que todos podem ser eles mesmos. [...] Se eu tivesse que me descrever em uma palavra, seria vitória, porque vitória descreve o que eu tenho conseguido: ser quem eu quero ser e escolher amar sempre meu eu interior", disse a modelo, conforme a Telemundo.
Miss Nepal - Jane Dipika Garrett
Uma das candidatas mais interessantes, Jane tem 23 anos e é enfermeira e empresária. É a primeira Miss Nepal Universo plus-size e derrotou outras 21 candidatas. A enfermeira tem como bandeiras a defesa da saúde mental, positividade corporal e saúde hormonal. Ela possui SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos).
"Como mulher com curvas e que não cumpre com certos padrões estabelecidos, estou aqui para representar todas as mulheres. Creio que não existe apenas um tipo de beleza, cada mulher é bonita do jeito que é", falou Jane, segundo a publicação Hola! España.
Miss Nicarágua - Sheynnis Palacios
Sheynnis Palacios arrancou diversos gritos durante a competição preliminar, realizada na noite de quarta-feira (15) com o Gimnasio Nacional em San Salvador lotado. Com 23 anos, ela é uma das favoritas.
Licenciada em comunicação, a jovem se considerada entusiasta atrás das câmeras, seja como produtora ou editora. Seus episódios de ansiedade foram a motivação para ela começar seu projeto chamado "Entenda sua mente", que busca falar sobre a importância da saúde mental.
Miss Porto Rico - Karla Guilfú
Outro destaque do concurso, a porto-riquenha tem 25 anos e faz pós-graduação em psicologia. Também tem a saúde mental como bandeira e acredita no impacto disso na sociedade. Para ela, cuidar da saúde mental não deveria ser um privilégio de poucos, mas sim um direito de todos.
Miss Portugal - Marina Machete
Primeira mulher trans a ganhar o Miss Portugal, Marina Machete precisou enfrentar diversos comentários maldosos e fake news com sua vitória. Resiliente, ela chegou no Miss Universo mostrando tudo o que trouxe na sua bagagem com seus 28 anos, e suas profissões: aeromoça e modelo. Ela é comissária de bordo há cerca de cinco anos e foi a segunda transgênero eleita para o Miss Universo 2023.
"Orgulho de ser a primeira mulher trans a concorrer ao título de Miss Universo Portugal. Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas", escreveu ela no Instagram, antes da vitória.
Miss Tailândia - Anntonia Porsild
Um dos principais nomes da Ásia, Antonia briga pela coroa pela Tailândia, país da dona do Miss Universo, a empresária Anne Jakrajutatip. Com 27 anos, ela é uma jovem empreendedora que valoriza a essência de ser independente financeiramente.
A modelo e atriz quer ser uma líder incentivadora de outras mulheres e se ganhar o Miss Universo pretende fazer do título uma plataforma que chame atenção das pessoas para a importância do "empoderamento econômico das mulheres", conforme a Telemundo.
Deixe seu comentário