Conteúdo publicado há 10 meses

Prada, Dior, Celine: conheça idols que se tornaram embaixadores de grifes

Atualmente toda semana temos um novo anúncio de uma grande marca tendo um idol famoso como novo embaixador. No início da semana a Gucci anunciou - seguida de muitas críticas - Jay Park como novo rosto da marca.

E esse acaba sendo um medidor de sucesso de grupos e solistas, pois, além de visibilidade, atrai novas parcerias e chama atenção de pessoas que não acompanham a indústria do pop coreano mas são ligadas à moda.

Existe também uma conexão importante com o "brand reputation" (reputação de marca, em tradução livre) que é bastante importante no K-pop; representa o valor que um idol tem na mídia, através de artigos escritos, marcas que ele representa, vendas de capas de revistas e publicidades.

Jimin em campanha recente da Dior
Jimin em campanha recente da Dior Imagem: Dior/Instagram

Park Jimin do BTS e Jennie do BLACKPINK são idols onipresentes no topo dessa lista e também lideram famosas colaborações com marcas de luxo. Jimin é embaixador da Dior e da Tiffany's, Jennie da Chanel e Calvin Klein. Ambos rapidamente se mostraram ótimos investimentos com alto impacto de valor midiático (o chamado MIV, algoritmo criado para medir o impacto de nomes em todas as mídias, incluindo indústria da moda, luxo e beleza) chegando a casa de bilhões de wons.

Dentro do próprio BTS e Blackpink temos outros nomes fortíssimos como embaixadores: Jisoo também da Dior, Jungkook da Calvin Klein, V e Lisa da Céline (e ele também da Cartier), Rosé da YSL e Tiffany's. Todos eles além de participarem de campanhas e desfiles, usam exclusivamente roupas da marca em compromissos públicos.

A moda sempre foi um dos grandes pilares do K-pop e parece muito natural esse boom de idols representando cada vez mais marcas. A Ásia é um dos maiores responsáveis pelo crescimento do mercado de luxo, com mais de 60% do consumo mundial do nicho. Só a China representa mais de 38% desse número.

Jennie em campanha da Calvin Klein
Jennie em campanha da Calvin Klein Imagem: CK/Instagram

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E apesar de a relação entre o país e K-pop ainda ser bastante delicada por motivos políticos, existem muitas comunidades de fãs por lá conhecidas como China Bar e esses grupos investem muito dinheiro em seus idols favoritos, seja em publicidade ou comprando produtos que eles promovem.

Hyunjin da Stray Kids é um dos idols com maior China Bar atualmente e ele acaba de se tornar embaixador global da Versace. Kai da EXO, outro grande nome na China, é embaixador da Gucci e assim o mundo da moda vai agradando cada vez mais fãs consumidores de pop coreano e grifes de alta costura.

Hyunjin na capa da Harper's Bazaar usando Versace
Hyunjin na capa da Harper's Bazaar usando Versace Imagem: Harper's Bazaar Korea

A última Semana de Moda em Paris parecia um Musicbank de tantos idols que estavam presentes no evento. E os fãs lotaram a frente de todos os locais para tirarem fotos e ganharem autógrafos dos seus cantores preferidos. Nessa parceria todo mundo sai ganhando: idols faturando alto, fãs felizes de encontrarem quem eles amam e marcas que ganham seguidores, novos clientes e muito engajamento.

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