Fã-clube brasileiro de Taylor alertou há sete dias sobre perigo do calor
A página Taylor Swift Brasil no X (ex-Twitter) — voltada aos fãs brasileiros da cantora — publicou sete dias antes da primeira apresentação da estrela no Rio, que as organizadoras T4F e a Live Nation considerassem distribuir água e disponibilizar abrigo aos fãs que enfrentariam as altas temperaturas para assistir às apresentações.
A publicação foi feita uma semana antes de Ana Clara Benevides morrer na noite de ontem (17), durante o primeiro show de Taylor Swift no Brasil. A apresentação aconteceu no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
No texto, é comentado sobre a onda de calor que tem feito no Brasil.
"Esperamos que as equipes estejam acompanhando, como todos nós, a situação que os fãs do RBD, especialmente, estão enfrentando nas filas com o calor excessivo dos últimos dias. A previsão é de ainda mais calor e mormaço nas próximas semanas. Recebemos relatos de pessoas passando mal e até desmaiando de calor, ontem e hoje."
Oi, @T4F e @LiveNationBR!
-- Taylor Swift Brasil (@taylorswiftbr) November 10, 2023
Esperamos que as equipes estejam acompanhando, como todos nós, a situação que os fãs do RBD, especialmente, estão enfrentando nas filas com o calor excessivo dos últimos dias. A previsão é de ainda mais calor e mormaço nas próximas semanas. Recebemos?
Desmaios
Mais de mil fãs de Taylor Swift desmaiaram ao longo do dia do evento, segundo a Folha de S.Paulo, em virtude do forte calor com sensação térmica de 60°C, que atingiu o Rio de Janeiro.
O Corpo de Bombeiros informou que os fãs da cantora foram socorridos nos arredores do estádio Engenhão e apresentavam forte desidratação em razão do calor. Os fãs foram liberados, na sequência, para seguirem na fila e assistir ao show.
O Ministro da Justiça Flávio Dino se manifestou, na manhã deste sábado (18), para informar que ordenou uma investigação pela falta de água no show de Taylor Swift após os episódios de desmaios e até uma morte no evento realizado ontem, no Engenhão.
O que aconteceu?
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), Dino classificou como "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de água em shows".
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa", iniciou ele. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água. Flávio Dino
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de?
-- Flávio Dino (@FlavioDino) November 18, 2023
O Ministro da Justiça ainda declarou que irá acionar o Sistema Nacional do Consumidor para apurar quem são os responsáveis pelos episódios ocorridos no show de Taylor no Rio de Janeiro.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de acesso à água em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor", concluiu.
A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos?
-- Flávio Dino (@FlavioDino) November 18, 2023
Os fãs afirmaram que a organizadora da turnê no Brasil, a TF4, proibiu a entrada de garrafas de qualquer tipo no estádio. Splash procurou a empresa para questionamento, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.
"Coração partido"
Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.
Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift
A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais imaginar a tragédia após voltar ao Brasil.
"Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", finalizou.
Taylor Swift voltará a subir no palco do Engenhão para novo show ao público do Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de novembro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.