Topo

Fãs de Taylor Swift clamam por água e banheiro no Engenhão: 'Um horror'

Fãs de Taylor Swift enfrentam calor do Rio de Janeiro no segundo dia de show Imagem: Victor Chapetta/AgNews

De Splash, em São Paulo

18/11/2023 11h14

Os fãs de Taylor Swift, 33, já estão formando longa fila na porta do estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, para curtir a segunda noite de show da cantora no Brasil e relatam problemas para beber água e utilizar o banheiro.

Segundo o Estado de S. Paulo, equipes de atendimento socorreram várias pessoas, inclusive fãs que desmaiaram durante o show. A sensação térmica no Rio ficou próximo dos 60ºC.

Na edição de hoje do É de Casa (Globo), uma fã da artista norte-americana reclamou da falta de acesso à água e até pediu ajuda de Taylor para vencer o 'calor insuportável'.

"O calor tava insuportável. Um valor não acessível da água. Não pode entrar com água. Taylor, libera água para os fãs", disse a mulher — que não se identificou.

Na sequência, um grupo de apaixonados pela Taylor Swift exibiu que montaram uma barraca próximo a entrada do estádio para aguardar o aval para entrar, mas reclamaram da ausência de banheiro para atender ao público.

"Olha só, a organização do evento não colocou nenhum banheiro químico pra gente. Quando a gente chegou por aqui, o pessoal estava usando ali no cantinho, onde estão aquelas caixas", declarou a fã.

A jovem ainda contou que as necessidades fisiológicas estavam sendo feitas em um ralo ao fundo do local onde era gravada a reportagem. "No ralo, por ali, no cantinho. Tava um horror", concluiu.

Fãs de Taylor Swift usam ralo próximo ao Engenhão como banheiro Imagem: Reprodução/Globo

Os fãs também foram às redes sociais reclamar da situação.

No X, Bel Rodrigues disse ter precisado de atendimento médico. "Tontura, visão embaçada, tremedeira e sensação de desmaio", relatou, ainda afirmando que perdeu parte do show.

"É bobo, eu sei, mas quando você espera a vida toda por um show, se planeja e a fins, é muito frustrante não conseguir ter domínio do seu corpo."

Outro fã relatou problemas na organização do evento. "O Estádio Olímpico Nilton Santos possui em sua estrutura vãos e áreas para promover a circulação do ar nas arquibancadas e nas pistas. Todas elas estavam cobertas por tapume, o que prejudicou - e muito - a ventilação do ambiente", afirmou.

O preço de um copo de água era de R$ 8 e não havia bebedouros, segundo relatos. Quem estava próximo à grade conseguiu água que foi disponibilizada pela equipe da cantora.

Além da proibição da entrada com garrafas de água, os fãs afirmaram que leques também não foram permitidos.

Exigências do prefeito do RJ

Ontem, sensação térmica no Rio chegou a 60ºC Imagem: Victor Chapetta/AgNews

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes afirmou que já encaminhou novas medidas a T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, para que seja liberado a realização do segundo show da cantora norte-americana no Rio de Janeiro. A decisão acontece após a morte de Ana Clara Benevides, 23.

Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. Eduardo Paes, no X (antigo Twitter)

O prefeito do Rio de Janeiro afirmou que formalizou novas exigências à produção de Taylor Swift para a realização da segunda noite de shows. Entre as medidas estão antecipar a entrada em uma hora, ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento do número de brigadistas e de ambulâncias.

Splash procurou a T4F, organizadora da turnê no Brasil, para colher uma manifestação sobre as exigências do prefeito do Rio de Janeiro, mas não recebeu resposta até o momento.

"É inaceitável"

O ministro da Justiça, Flávio Dino determinou uma investigação pela falta de água no show de Taylor Swift após os episódios de desmaios e até uma morte no evento.

Dino classificou como "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de água em shows" em mensagem publicada no X (antigo Twitter).

Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa", iniciou ele. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água. Flávio Dino

O ministro da Justiça ainda declarou que irá acionar o Sistema Nacional do Consumidor para apurar quem são os responsáveis pelos episódios ocorridos no show de Taylor no Rio de Janeiro. "A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de acesso à água em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor."

Morte

A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17).

A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória. A estudante morreu após ser levada para Hospital Municipal Salgado Filho.

O Hospital Municial Salgado Filho emitiu um comunicado sobre a morte da fã de Taylor. "A paciente Ana Benevides chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores", diz o comunicado.

Em contato com Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha, a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, que passou mal, segundo amigos, por causa forte calor no primeiro dia do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado

T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, emitiu nota lamentando o episódio. "É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Amigo de Ana Benevides, Thiago Fernandes lamentou o triste episódio nas redes sociais. "Não consigo aceitar isso. Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer", escreveu.

"Coração partido"

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.

Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift

A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais ter imaginado a tragédia após voltar ao Brasil

"Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", finalizou.

Taylor Swift voltará a subir no palco do Engenhão para novo show ao público do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Ela também trará o "The Eras Tour" para São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show Imagem: Reprodução/Instagram

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fãs de Taylor Swift clamam por água e banheiro no Engenhão: 'Um horror' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade