Grito e sufocante: morte de fã de Taylor repercurte na imprensa mundial
De Splash, em São Paulo
18/11/2023 13h28Atualizada em 18/11/2023 18h15
A morte de Ana Clara Benevides durante o show de Taylor Swift que aconteceu na noite da última sexta-feira (17) no Engenhão, no Rio, está repercurtindo na imprensa internacional.
O assunto ficou ainda mais comentado após a cantora usar suas redes sociais para lamentar o ocorrido. Ela disse estar de "coração partido", mas que não comentará sobre o fato durante a apresentação deste sábado (18), que acontece no mesmo estádio.
O jornal inglês The Independent diz que era possível ouvir os fãs gritarem por água durante a apresentação em um "calor escaldante". O periódico comenta sobre a atual onda de calor "perigosa" brasileira, e conta que Taylor parou a apresentação para pedir a distribuição de água.
A BBC internacional diz que a artista foi vista jogando ao menos uma garrafa para o público. O jornal argentino Clarín também destaca que Taylor interrompeu o show pelo calor extremo para dar água a uma fã.
O The Guardian, também britânico, afirmou que o público do show reclamava que as condições climáticas nos dentro e fora do estádio eram sufocantes.
O americano New York Post explica que a morte da jovem de 23 anos foi anunciada pouco tempo após as temperaturas atingirem cerca de 38°C no Brasil. Ele também repercutiu a tentativa de Taylor Swift de distribuir água aos fãs.
A Reuters também falou sobre as temperaturas recordes durante a apresentação.
O USA Today revela que "prefeito pede água para próximos shows" após morte de fã
A Sky News diz que Taylor "ficou devastada pela morte de fã brasileira" no Brasil e o The Hollywood Reporter diz que "há poucos detalhes" sobre a morte da jovem, mas destacou que Taylor jogou garrafa de água para os fãs e a proibição da entrada com garrafas de água no show em um dia com altas temperaturas.
O tabloide britânico The Sun publica imagens de Ana Clara se abanando enquanto aguardava o show no estádio desde às 11h. "Ela se abanou para se refrescar e tentou se proteger do sol sob um grande guarda-chuva que um homem sentado ao seu lado segurava", diz o texto.
Morte
A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17).
A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória. A estudante morreu após ser levada para Hospital Municipal Salgado Filho.
"A paciente Ana Benevides chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores", diz o comunicado do Hospital Municipal Salgado Filho.
Em contato com Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha, a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, que passou mal, segundo amigos, por causa forte calor no primeiro dia do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.
Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado
T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, emitiu nota lamentando o episódio. "É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."
Amigo de Ana Benevides, Thiago Fernandes lamentou o triste episódio nas redes sociais. "Não consigo aceitar isso. Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer", escreveu.
"Coração partido"
Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.
Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift
A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais ter imaginado a tragédia após voltar ao Brasil
"Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", finalizou.
Ela disse também estar de "coração partido", mas que não comentará sobre o fato durante a apresentação na próxima segunda (20), que acontece no mesmo estádio - antes prevista para este sábado (18), mas adiada devido a forte onda de calor.
Taylor Swift voltará a subir no palco do Engenhão para novo show ao público do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Ela também trará o "The Eras Tour" para São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.