MP-RJ aciona T4F e apura criminalmente morte de fã em show de Taylor Swift

O Ministério Púbico do Rio de Janeiro acionou neste sábado (18) a T4F, responsável pela organização dos shows de Taylor Swift no Brasil, após morte de Ana Clara Benevides antes do show de Taylor Swift nesta sexta-feira (17).

A promotoria afirmou que apurará criminalmente a morte da jovem de 23 anos. "A apuração criminal relacionada à morte da jovem de 23 anos será acompanhada por meio de uma das Promotorias de Justiça de Investigação Penal, a partir do registro de ocorrência lavrado junto à delegacia de polícia da área. Já há informação de que o corpo está sendo periciado."

Procurada, a T4F não se manifestou sobre as novas diretrizes do governo até a publicação deste texto.

O MP-RJ disse ainda que promotores de Justiça estarão de plantão durante o fim de semana no Estádio Nilton Santos para fiscalização das medidas que busquem evitar novos problemas e garantir a proteção da saúde do público presente.

Em conversa com o prefeito Eduardo Paes, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, determinou à assessoria de Grandes Eventos do MP-RJ que acionasse a empresa responsável pela organização do show para a tomada de medidas de prevenção urgentes.

Permissão de água

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou neste sábado (18) a permissão da entrada de garrafas de água em shows.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, também determinou que a produtora T4F, responsável pelos shows de Taylor Swift no Brasil, assegure o acesso à água em todos os shows da cantora no país. "De imediato estamos determinando que a produtora T4F assegure o acesso à água em todos os shows da cantora Taylor Swift no Brasil. É uma insanidade negar água a milhares de pessoas num calor em que a sensação térmica chegue a 60ºC!"

Mais cedo, Flávio Dino havia se manifestado para informar que ordenou uma investigação pela falta de água no show de Taylor Swift após os episódios de desmaios e até uma morte no evento realizado ontem, no Engenhão. O ministro classificou como "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de água em shows"

Continua após a publicidade

Morte

A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17).

A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória. A estudante morreu após ser levada para Hospital Municipal Salgado Filho.

"A paciente Ana Benevides chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores", diz o comunicado do Hospital Municipal Salgado Filho.

Em contato com Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha, a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, que passou mal, segundo amigos, por causa forte calor no primeiro dia do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado

Continua após a publicidade

T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, emitiu nota lamentando o episódio. "É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Amigo de Ana Benevides, Thiago Fernandes lamentou o triste episódio nas redes sociais. "Não consigo aceitar isso. Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer", escreveu.

"Coração partido"

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift tomou conhecimento da morte da fã e usou as redes sociais para dizer que estava "devastada" com a notícia.

Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais. Taylor Swift

A artista norte-americana disse que não conseguirá mencionar o episódio nos próximos shows pela tristeza por jamais ter imaginado a tragédia após voltar ao Brasil

Continua após a publicidade

"Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre isso. Quero dizer que sinto profundamente essa perda e que meu coração partido está com sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil", finalizou.

Taylor Swift voltará a subir no palco do Engenhão para novo show ao público do Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro. Ela também trará o "The Eras Tour" para São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes