Produtora que trouxe Taylor ao Brasil já foi acusada de trabalho escravo
José Norberto Flesch
de Splash, em São Paulo
22/11/2023 04h00
A produtora Time For Fun, também (e mais) conhecida como T4F, viu suas ações subirem até 3% na manhã desta terça (21), após seis dias de queda. A empresa é responsável pela turnê de Taylor Swift no Brasil e foi duramente criticada após a morte de uma fã da cantora no 1º show no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17).
É a única grande produtora nacional de shows que funciona com ações na Bolsa (capital aberto). A T4F trabalha com sua própria empresa de venda de ingressos, a Tickets For Fun, responsável pela comercialização de bilhetes para todos os eventos da produtora.
O fundador da T4F é Fernando Alterio, de 71 anos. O empresário começou no show business em 1982, quando abriu o Palace, em Moema, bairro de classe alta na zona sul de São Paulo. A casa foi inaugurada com um show de Roberto Carlos e recebeu todo tipo de artistas. Teve até show dos Ramones lá.
Mais tarde, Fernando Alterio deu início no país ao sistema de naming rights em casas de shows, e o Palace passou a se chamar DirecTV Music Hall, depois Citibank Hall. Em 1999, no comando da Stage Empreendimentos, ele montou o Credicard Hall, à beira da Marginal Pinheiros. Com capacidade para 7.000 pessoas, a casa tinha quase quatro vezes a capacidade do Palace, que, então com o nome Citibank Hall, durou até 2012. Em 2013, o Credicard Hall passou a se chamar Citibank Hall, e voltou a ser Credicard Hall em 2018.
Ao mesmo tempo, Altério produzia shows à frente da CIE Brasil, criada em 2000. Trouxe Paul McCartney, Rolling Stones e Madonna, entre outros artistas. Também expandia seus negócios adquirindo casas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
A T4F surgiu em 2007 e abriu o capital em 2011. Pouco depois, a produtora assumiu por dez anos o Lollapalooza Brasil. O contrato terminou em 2023. A partir de 2024, o festival passa a ser realizado pela concorrente Live Nation, major norte-americana que começou a atuar no Brasil na década passada.
Em 2019, Alterio transformou o Credicard Hall em Unimed Hall, em contrato de cinco anos. O negócio girou em torno de R$ 25 milhões, segundo a imprensa divulgou na época. A T4F não confirma o valor e diz que esses dados são confidenciais.
Daí veio a pandemia. A T4F já havia acertado a vinda de Taylor Swift ao Brasil e os ingressos já estavam à venda. Com a demora para a volta dos shows, a empresa se desfez de todas as casas de shows —em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte— e ficou só com o Teatro Renault, na Bela Vista, zona sul de São Paulo.
Ao mesmo tempo, fãs de Taylor Swift pediam reembolso —que a empresa não concedeu apoiada em lei federal que permitia às produtoras darem créditos para que as pessoas vissem outros shows. Só que a maioria dos fãs da Taylor não queria outro show, queria a Taylor, o que gerou inúmeros ataques de fãs à empresa nas redes sociais.
Em 2022, a T4F acertou um show solo de Justin Bieber em São Paulo. O cantor foi uma das atrações do Rock in Rio, mas cancelou a apresentação na capital paulista —oficialmente por motivo de doença. No mesmo ano, a Opus Entretenimento, concorrente da T4F, assumiu o espaço onde funcionava o Credicard Hall e o rebatizou com o nome Vibra São Paulo.
No início de 2023, a T4F foi acusada de manter trabalho análogo à escravidão no Lollapalooza. Em princípio a produtora afirmou ser um caso isolado. Depois o Ministério Público Federal notificou a produtora e uma empresa terceirizada que cuidava do serviço de bebidas, onde foram identificados os trabalhadores nestas condições.
A T4F avisou que rescindiu o contrato com a tal empresa, mas a fiscalização flagrou violações no primeiro dia do evento mesmo com nova empresa contratada.
Em maio de 2023, Fernando Alterio renunciou ao cargo de CEO da T4F e assumiu a função de presidente do conselho de administração da empresa; sua filha, Francesca Alterio, tornou-se diretora de estratégia e inovação. Ela foi responsável por festivais como GRLS, Turá e Popload. Já o novo CEO da T4F é Serafim Magalhães de Abreu Junior, ex-IBM no Brasil e ex-vice-presidente de operações e estratégia da IBM Latin America.
No início de 2023, já sem suas casas de shows e com uma última edição do Lolla para realizar, a T4F conversou com Taylor Swift e a turnê da cantora no Brasil foi reagendada. No próximo final de semana, a artista norte-americana canta em São Paulo, no Allianz Parque, com os ingressos há muito tempo esgotados.