Ela andou pra Fleabag correr: por que gringos estão amando 'Hilda Furacão'

"Hilda Furacão", série exibida pela Globo em 1998, voltou a ser assunto 25 anos depois sem nem precisar de reprise na televisão. Cenas do romance entre os personagens de Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro viralizaram graças ao TikTok e ganharam milhares de fãs até no exterior.

Comentários em inglês, espanhol e até alemão se interessaram pelos recortes da história de Hilda, uma moça de família rica que desiste de se casar e vai parar em um bordel, se apaixonando por um "quase" padre pouco depois: o frei Malthus, interpretado por Santoro.

Na rede social, milhares de pessoas pediram a versão legendada da produção brasileira - e foram atendidos por voluntários que traduzem os episódios da série para o inglês, focando apenas nas cenas da protagonista.

A dona de um dos perfis dedicados ao casal conversou com Splash, sem se identificar. A jovem conta que ainda era muito pequena quando a série foi lançada, mas que viu a obra já adulta e decidiu investir tempo nas legendas graças aos comentários que viu nos "edits" — vídeos que unem várias cenas de uma série, usando músicas populares como trilha sonora.

"Nas visualizações do perfil, os Estados Unidos nunca saíram do primeiro lugar, junto ao Reino Unido, Filipinas e França", detalha.

O resgate da história virou piada entre os brasileiros, que decretaram que Hilda Furacão é a "mãe" de Fleabag, personagem que dá nome à série da atriz Phoebe Waller-Bridge.

Na segunda temporada da produção britânica, ela se apaixona por um padre e acaba conseguindo um romance, apesar da resistência do religioso.

CUIDADO COM O SPOILER: A mesma coisa acontece em Hilda Furacão, mas, ao fim, Malthus abandona a igreja pela protagonista. Já o final em Fleabag não é tão romântico.

Continua após a publicidade

"Hilda Furacão" está disponível no sistema de streaming da Globo, o Globoplay, mas apenas com áudio e legendas em português. "Fleabag" está no Prime Video.

Brasil tem "histórico" de romances proibidos

Além de Hilda Furacão, outra "pioneira" na paixão por padres voltou a ser lembrada nas redes sociais graças à reprise da novela "Mulheres Apaixonadas".

Estela, interpretada por Lavínia Vlasak, passa toda a trama de Manoel Carlos tentando conquistar o padre Pedro, de Nicola Siri. E assim como Hilda, acaba tendo um final feliz ao lado do ex-religioso.

A novela foi exibida em 2003, cinco anos depois da série inspirada no livro de Roberto Drummond — e criada por Glória Perez. Por coincidência, Rodrigo Santoro também fez parte do elenco, mas seu personagem, Diogo, passou bem longe das batinas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes