Apresentador da Record ofende repórter do SBT em briga por audiência
Colaboração para Splash, em São Paulo
26/11/2023 18h29
O apresentador da TV Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo, Michel Bermudes, teve áudio vazado em que faz ofensas verbais à jornalista Suzy Faria, da TV Tribuna, afiliada do SBT, no estado.
O desentendimento foi motivado em uma briga pela audiência. No áudio vazado pelo portal Em Off, Michel diz que Suzy e a TV Tribuna não têm capacidade para superar a audiência do programa que ele comanda, o Balanço Geral Espírito Santo, na TV Vitória.
Michel teria ficado incomodado porque Suzy curtiu uma postagem sobre a afiliada do SBT ter liderado, momentaneamente, a audiência, em um confronto direto com a afiliada da Record no mesmo horário.
O apresentador, que entendeu a curtida de Suzy como uma "provocação" a ele, mandou um áudio com comentários etaristas em relação à repórter. "Curtindo um post me provocando, Suzy. Bonitinho você, né? Uma mulher da sua idade. Você não tem vergonha na cara não? Ainda mais uma fake news dessa, uma fake news tão nojenta dessa. Toma vergonha na sua cara, Suzy", diz ele.
"Sabe quando você e esse seu amigo imundo aí, e mentiroso, sabe quando vocês vão ganhar da gente? Nunca! Pode anotar aí, nunca!", disse o jornalista. E a provocação ainda continuou. "Tudo bem que você já deve estar perto de aposentar mesmo, né? Já tá na hora mesmo de aposentar. Já deu o que tinha que dar, as suas 'caozera' [sic]", completou o apresentador.
Em nota, a TV Tribuna se manifestou, disse "repudiar veementemente as declarações desrespeitosas e preconceituosas" feitas por Michel contra Suzy, e falou que vai acionar judicialmente o âncora da TV Vitória. "A idade não define competência. Qualquer forma de discriminação é inaceitável. Tomaremos todas as medidas cabíveis contra tais ataques, inclusive criminais e cíveis, buscando garantir a integridade profissional e pessoal de nossa colaborada", diz a emissora.
O Sindicato de Jornalistas do Espírito Santo divulgou nota em que repudiou o etarismo sofrido por Suzy Faria. O Sindicato destacou que a repórter tem "décadas de carreira na imprensa capixaba, sempre zelou pela ética e é respeitada por telespectadores, colegas de profissão e fontes".
"A prática de discriminar pessoas, especialmente mulheres, em função de idade, é restrição preconceituosa imposta pelo próprio mercado de trabalho, e veementemente combatida por entidades representativas de trabalhadoras em todo o mundo. Resumidamente, as ofensas à profissional envolvem referências à concorrência por audiência entre TV Tribuna e TV Vitória, e o que, a priori, não se caracteriza como prática em si, do exercício do jornalismo", diz a nota.
Splash entrou em contato com a TV Vitória e com Michel Bermudes para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno. A reportagem também procurou Suzy Faria, e a jornalista disse que sua posição a respeito do ocorrido está expressa na nota emitida pela empresa da qual é contratada.