'Yu Yu Hakusho', a aposta da Netflix para ser o novo 'One Piece'

O sucesso da série live-action de "One Piece" deve ter sido uma grande surpresa para a Netflix: quase ninguém imaginou a comoção popular causada pelo pirata que estica. Como a segunda temporada continua distante, os executivos devem ter pensado "e agora?", e então lembraram que estavam perto do já anunciado live-action de "Yu Yu Hakusho".

Por mais que seja uma produção totalmente diferente, feita por asiáticos, a plataforma de streaming apostou na nova produção para manter o interesse dos otakus em alta. "Yu Yu Hakusho" é uma criação de Yoshihiro Togashi publicada nas páginas da Shonen Jump, almanaque japonês semanal responsável por lançar os capítulos de grandes sucessos como "Yu-Gi-Oh!", "Naruto" e o próprio "One Piece".

A premissa é simples: o adolescente brigão Yusuke Urameshi salva uma criança prestes a ser atropelada, e a boa ação é recebida com surpresa no além, afinal eles não estavam preparados para acolher a alma do rebelde. Yusuke recebe a oportunidade única de se transformar em um detetive espiritual, resolvendo casos do além e, depois, até tendo a chance de voltar à vida com poderes.

Siga o Splash no

Embora "Yu Yu Hakusho" seja conhecido de nome pelos fãs mais novos como sendo a primeira obra de sucesso do autor de "Hunter x Hunter", o título é muito famoso entre otakus com mais de 30 anos, graças a uma exibição de sucesso na Manchete nos anos 1990.

Naquela época os animes explodiram na televisão brasileira com o êxito de "Os Cavaleiros do Zodíaco". Com a saturação dos animes protagonizados por guerreiros de armadura, a Manchete arriscou lançar "Yu Yu Hakusho" no começo de 1997, com uma dublagem cheia de expressões tipicamente brasileiras.

As aventuras de Yusuke causaram comoção no Brasil, até por ser muito diferente dos demais animes da televisão. Além de ser uma produção recente ("Cavaleiros" era um anime dos anos 1980 e "Yu Yu" havia acabado no Japão 3 anos antes de chegar aqui), foi uma das nossas primeiras experiências com um shonen de lutinha contemporâneo, com estudantes saindo na porrada com demônios.

Depois de um começo lento de casos resolvidos pelo detetive espiritual, "Yu Yu Hakusho" atendeu ao pedido do público japonês e se tornou uma série de ação, inclusive com o adorado clichê do torneio de luta. No decorrer da série, o autor desenvolveu um elenco de apoio tão carismático que, muitas vezes, torcíamos por eles mais que pelo protagonista. O grupo principal é composto pelo delinquente Kuwabara, o esquentado demônio Hiei e o sensível (porém frio) Kurama.

Yoshihiro Togashi construiu uma história tão bem que "Yu Yu Hakusho" roubou rapidamente o sucesso de outros quadrinhos da época, como "Dragon Ball". Infelizmente, o autor teve alguns problemas para desenvolver a trama, principalmente com o prazo apertado de uma publicação semanal. Isso levou a problemas de saúde do autor e um acordo com a Shueisha para produzir de forma mais flexível seus mangás futuros.

Continua após a publicidade
O anime 'Yu Yu Hakusho' foi exibido pela primeira vez no Brasil nos anos 90
O anime 'Yu Yu Hakusho' foi exibido pela primeira vez no Brasil nos anos 90 Imagem: Shueisha/Studio Pierrot

Embora "Yu Yu Hakusho" tenha sido um estouro no Brasil e no Japão, países como Estados Unidos tiveram uma recepção mais moderada. Talvez por isso a Robot Communications, produtora da série "Alice in Borderlands", teve a ideia de adaptar a obra de Togashi para o universo dos live-actions em parceria com a Netflix. Além de ser uma forma de dar um presente aos fãs antigos, serviria para apresentar o detetive espiritual para um público novo.

Enquanto o live-action de "One Piece" foi uma produção ocidental com consultoria do autor, "Yu Yu Hakusho" chama a atenção logo de cara por ser feito por uma equipe 100% japonesa. O protagonista Takumi Kitamura pode não ser o nome mais famoso deste lado do globo, mas é conhecido no Japão por te feito o remake de "The Good Wife" e protagonizado os live-action de "Tokyo Revengers".

Ao contrário da série de piratas, o novo live-action da Netflix teve uma produção discreta e suas primeiras cenas foram reveladas só recentemente no Geeked Week —um trailer muito promissor que parece ter dado um tom mais sombrio para a história original, mantendo também o tom galhofa da série (como a chupeta da entidade sobrenatural Koenma).

O trailer parece ter tomado a mesma liberdade criativa do anime dos anos 1990 de pular parte das histórias de casos do detetive espiritual e ir direto para os combates, os queridinhos do público. Já no primeiro trailer fomos apresentados à idosa mestra Genkai e ao primeiro grande vilão da história, o bombado irmão Toguro mais novo. Inclusive esse personagem foi tão icônico que temos até uma celebridade halterofilista brasileira com nome artístico de Toguro!

Por mais que os fãs ainda estejam com um pé atrás com o "Yu Yu Hakusho" da Netflix, tem material aí para nos inspirar confiança. "Alice in Borderlands" foi uma adaptação muito competente de mangá e o trailer inicial parece ter pego a energia da obra do Togashi. Mas o veredito mesmo virá só em 14 de dezembro, quando os episódios forem lançados na Netflix.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.