Gil Brother Away, ex-humorista da MTV e do Hermes e Renato, morre aos 66

Dono de bordões icônicos e humor sem papas na língua, Jaime Gil da Costa, popularmente conhecido como Gil Brother Away, morreu ontem aos 66 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por William Passos, sobrinho do humorista, a Splash.

O artista enfrentava cânceres de próstata e bexiga após ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) há seis meses. A família de Away aguarda a liberação do corpo e fará o velório amanhã, na cidade de Magé, no Rio de Janeiro.

"A notícia não é boa. O nosso querido Away veio a falecer. Faleceu ontem, às 22h, mas conseguiram falar com a gente hoje cedo. Eu vim pra cá no hospital fazer todo o trâmite", informou o sobrinho do humorista no Instagram.

Nosso Away foi morar com o Papai do céu. Tudo o que eu consegui fazer, eu fiz, mas ele não aguentou. Tudo o que eu consegui fazer, eu fiz, mas ele não aguentou. William Passos

O AVC

Há seis meses, Willian foi chamado pelos vizinhos de Gil Brother Away em Petrópolis, no Rio de Janeiro, sob o alerta que o tio aparentava estar meio desorientado — até andando nu pela casa.

Ao chegar na residência, o sobrinho do artista o encontrou caído no chão. Após a longa internação, Gil Away passou a morar na casa do sobrinho, em Magé, para contar com apoio nas tarefas do dia a dia. Porém, cerca de 20 dias depois, o humorista voltou a ficar hospitalizado após a descoberta de uma grave pneumonia.

Away mal se recuperou da infecção que se instalava nos pulmões e teve uma terceira nova internação no espaço de um mês em virtude da descoberta do câncer de próstata e bexiga.

Continua após a publicidade

Parceiro de Away nas produções de conteúdo antes da doença, Willian Passos se tornou o porta-voz do humorista e publicava vídeos diários nas redes sociais para atualizar os fãs do estado de saúde do tio.

Durante as internações, o sobrinho de Away ouviu o pedido dos seguidores para abrir uma vaquinha online para ajudar a custear os cuidados com a saúde do tio. A repercussão da divulgação rendeu a quantia de R$ 100 mil e também uma tentativa de golpe.

"Meu tio tava quebrado"

Apesar do sucesso na televisão com o Hermes e Renato, Away não ostentava uma gorda conta bancária como muitos imaginavam.

Para Splash, o sobrinho do humorista relatou há quase dois meses que o tio vivia de um salário mínimo da aposentadoria a que teve acesso ainda na década de 80. Ele perdeu boa parte da visão ao acabar passando um pano com produto de limpar carro no rosto.

"Financeiramente meu tio tava quebrado. Se não fosse eu tomar a frente pra ajudar, pela misericórdia de Deus, meu tio tava na miséria. Não tem ninguém da família que ajuda o meu tio", desabafou.

Continua após a publicidade

Eu falo isso com o coração apertado, só eu e a minha esposa ajudamos, e ele tem irmão, vários sobrinhos, mas ninguém ajuda. Então, eu peguei a causa pra ajudar ele pelo amor que ele tem por mim.
Willian Passos

Away ainda movia um processo na Justiça contra um ex-empresário que bloqueou os acessos aos seus antigos perfis nas redes sociais. Segundo o sobrinho do artista, ele alegava ser o criador do humorista e merecedor de 50% dos lucros.

Siga o Splash no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.