Matthew Perry: autópsia revela causa da morte de ator de Friends, diz site
De Splash, em São Paulo
15/12/2023 19h09Atualizada em 15/12/2023 20h00
Matthew Perry, ator de "Friends", morreu em outubro deste ano devido aos "efeitos agudos da cetamina", segundo relatório de autópsia divulgado pelo site do jornal New York Times.
O que aconteceu
O médico legista disse que afogamento, doença arterial coronariana e efeitos de um opioide contribuíram para sua morte. O ator de "Friends" foi encontrado inconsciente em uma banheira de hidromassagem na sua casa, em Los Angeles.
O relatório divulgado hoje (15) detalhou os problemas de saúde enfrentados por Perry. O escritório do legista responsável apontou que o ator tinha opioide buprenorfina em seu sistema nervoso e se afogou por acidente. O relatório também aponta uma doença arterial coronariana, além de constatar efeitos da buprenorfina, como fator que contribuiu para sua morte.
Perry estava "em terapia de infusão de cetamina", diz relatório. A terapia mais recente ocorreu cerca de uma semana e meia antes de sua morte, segundo relatório. A cetamina encontrada no corpo não foi consumida tanto tempo antes, constataram os legistas. A presença da substância no organismo não pode mais ser detectada três ou quatro horas após o consumo.
Cetamina é um anestésico que passou a ser usado como terapia alternativa para ansiedade e depressão, segundo o New York Times. Porém, a agência Food and Drug Administration divulgou em outubro um relatório que alerta sobre os perigos do tratamento, além da possibilidade de a substância causar transtornos psiquiátricos.
Polícia americana iniciou uma investigação após morte do ator. A divisão de roubos e homicídios analisou o caso e não encontrou indícios de crime, detalhou o New York Times. A investigação foi encerrada.
O que sabemos da morte
Ator morreu em Los Angeles às 16h17 (horário local) do dia 28 de outubro, segundo o documento divulgado pelo site E! Online. Na certidão, as autoridades disseram que "não havia outras condições significativas que contribuíssem para ele morrer". Erik Scott, capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que "uma pessoa trouxe a cabeça do homem acima da água e o levou até a borda, então os bombeiros o removeram da água ao chegarem", mas que ele "havia falecido antes da chegada do socorrista".
Perry foi encontrado morto em sua própria casa. Segundo o site TMZ, a suspeita é que o ator tenha se afogado em uma jacuzzi. Antidepressivos, ansiolíticos e um remédio para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foram encontrados no local.
O ator foi declarado morto no local e não foi levado ao hospital, segundo o Daily Mail. Os socorristas teriam ido à casa do ator para atender a uma "emergência aquática". Os paramédicos tentaram reanimá-lo no local, mas não conseguiram e o ator foi declarado morto por "aparente afogamento".