70 templos e espaço na TV: quem é o bispo que ocupa lugar de R.R Soares

Desde o dia 30 de outubro, as manhãs da Band passaram a ser conduzidas por um novo pregador evangélico. O bispo Luciano Neves, 51, fundador da IUDP (Igreja Unida Deus Proverá), assume a faixa de horário que há anos era comandada pelo missionário R. R. Soares —diariamente, das 6h às 8h.

O que é o programa

O "Desperta Brasil" foi pensado para abençoar e informar os telespectadores, em formato ao vivo. A atração foca previsão do tempo, problemas no trânsito e notícias dos famosos. No programa de estreia, por exemplo, o bispo falou sobre a saúde da apresentadora Marília Gabriela.

Temos uma equipe muito grande de pessoas envolvidas, incluindo uma redação jornalística, e no futuro queremos ter pelo menos dois repórteres ao vivo em pontos estratégicos de São Paulo.
Ricardo Tofanelo, assessor de comunicação do bispo e diretor do programa

O que a mudança significa

Enquanto as igrejas neopentecostais mais antigas estão saindo da TV, por estratégia ou por falta de dinheiro, novas igrejas estão assumindo esse lugar com o objetivo de projeção.

A comunicação e a performance compõem o repertório de algumas lideranças cristãs. Dialogar na linguagem do público é uma estratégia
Marcelo Barros, mestre em ciências da religião pela PUC-Campinas

O que é a IUDP

A Igreja Unida Deus Proverá tem menos de 1 ano e, surpreendentemente, já ultrapassou a marca de 70 templos espalhados pelo Brasil. A ampliação do templo sede passará a ter a capacidade para 12 mil pessoas.

O bispo Luciano Neves, seu fundador, já foi das principais igrejas do segmento neopentecostal do Brasil: Igreja Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça e Mundial do Poder de Deus.

Continua após a publicidade

Ele trabalhou na igreja de Edir Macedo por 15 anos, na de R. R. Soares por 7 anos e com Valdemiro Santiago por 12 anos. Na Igreja Mundial do Poder de Deus chegou a ser a pessoa com maior autoridade. Sua equipe de trabalho também é formada por pastores que passaram por estas mesmas igrejas.

"Na Universal, foi mais um problema pessoal. Tomei a decisão de sair e fui recomeçar a minha vida. [Na igreja de Soares] era muito novo, estava sofrendo algumas represálias nas questões que são coisas de homens, ciúmes e perseguições bobas. Não tive maturidade suficiente para suportar."
Bispo Neves

Ele rompeu com a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro, por "rusgas que acontecem, por não estar mais de acordo com a gestão", disse. "Quando eu vi que não era o que eu achava que deveria ser para o bem da própria instituição eu decidi me afastar."

A IUDP segue cronograma parecido com o de outras igrejas onde o bispo trabalhou, como a Universal. Um dia para questões financeiras, outro para cura e milagres, outro para família, etc. É a lógica da fé positiva, merecimento e retribuição, que norteia essas confissões religiosas, explica Barros. "As pessoas buscam solução aos problemas, ora espirituais, ora materiais."

Diante do acelerado crescimento da IUDP, Neves diz que não há uma meta de novas igrejas. "Eu não imaginava que em 11 meses a igreja estaria como está, então, meu plano era menor e o de Deus foi maior", explica.

Deixe seu comentário

Só para assinantes