'Então é Natal': mesmo com sucesso, Simone sofreu bullying por causa de hit
Há quase 30 anos, a cantora Simone lançava o álbum "25 de dezembro" —o primeiro no mercado brasileiro a apresentar apenas canções cristãs e natalinas. O álbum foi um sucesso e é lembrado até hoje: quem nunca ouviu (ou reclamou de ouvir) "Então é Natal", uma das faixas do álbum?
Esse disco parece renascer a cada fim de ano e ainda detém o poder de trazer à tona o espírito natalino nas pessoas.
Simone, em entrevista à Veja Rio em 2020
Veja curiosidades sobre a produção:
Música original é de John Lennon e Yoko Ono
O álbum foi lançado pela gravadora PolyGram. Simone foi contratada pela CBS/Sony Music por 14 anos, entre 1981 e 1995. Pouco antes, a cantora havia lançado o disco "Simone Bittencourt de Oliveira", o último que faria com a Sony.
A ideia para "25 de dezembro" surgiu depois que Simone entrou em uma loja de discos nos EUA e viu muitos álbuns com inspirações natalinas. Elvis Presley e Frank Sinatra estão entre os artistas que já gravaram álbuns com o tema.
A faixa mais conhecida, "Então é Natal", é uma versão de "Happy Xmas (War is over)", lançada em 1971 por John Lennon e Yoko Ono. A versão é a música mais ouvida no perfil de Simone no Spotify.
O disco original tinha outras nove faixas, incluindo "Noite Feliz". Em 1998, o álbum foi relançado com uma faixa bônus —"Ave Maria".
Sucesso de vendas
"25 de dezembro" vendeu mais de um milhão e meio de cópias em português. A versão em espanhol fez ainda mais sucesso, com dois milhões de cópias vendidas.
O disco também é especial para a cantora porque ela faz aniversário no dia 25 de dezembro. Em 2023, Simone completa 74 anos.
Uma das faixas, "Pensamentos", foi tema da novela "Explode Coração", da TV Globo. A canção foi composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
'Me pegaram para Cristo'
Em entrevistas, Simone já comentou os memes e as críticas envolvendo "Então é Natal". À Veja Rio, a cantora afirmou que é atacada "por um grupo pequeno e covarde". "Me pegaram para Cristo", completou.
À Folha de S.Paulo, Simone disse que sofreu bullying por causa do disco. "Sofri um ataque pesado porque eu era da MPB. (...) Gravar um disco natalino não diminuiu em nada a minha carreira", completou.
Tenho imenso orgulho em ter realizado o disco de Natal, data do meu aniversário. Se perceber que as críticas são depreciativas, não dou atenção.
Simone, em entrevista à revista Época em 2015
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.