Quais livros nossos idols favoritos andam lendo?

Uma das formas mais interessantes de conhecer melhor um idol é através dos livros. E no k-pop temos muitos artistas que constantemente dão dicas de leitura, seja através de lives, entrevistas e, principalmente, em programa de variedades como RUN BTS e Going Seventeen, onde eles aproveitam a companhia de um livro no pouco tempo livre que possuem.

Confira cinco livros indicados pelos idols que você deveria ler:

Amêndoa de Sohn Won-pyung

Gênero: drama e ficção para adolescentes

Quem leu: Namjoon e Yoongi (BTS

Sobre o que é: Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos — as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso —, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação. Então, no seu décimo sexto aniversário, véspera de Natal, tudo muda. Um ato chocante de violência destrói tudo que Yunjae conhece, deixando-o sozinho. Lutando para lidar com a perda, o garoto se isola no silêncio, até a chegada do problemático colega de escola Gon. Conforme começa a se abrir para novas pessoas, algo se modifica lentamente dentro dele. Quando suas novas amizades passam a apresentar níveis de complexidade, Yunjae precisará aprender a lidar com um mundo que não compreende e até se colocar em risco para sair de sua zona de conforto

Namjooon do BTS é um dos idols de Kpop que mais dá dicas sobre literatura, existem podcasts, listas no Goodreads e até mesmo eventos sobre a importância das dicas que ele deu no crescimento do fandom e do interesse pelos conceitos do grupo. Um dos álbuns deles, Map of the Soul: Persona foi inspirado no livro Jung - Mapa da Alma, do psicanalista canadense Murray Stein. O autor relançou o livro tamanha a procura e falou em entrevistas de como tinha ficado lisonjeado e feliz com tanto interesse. O mesmo aconteceu com Amêndoas, que foi visto no programa do BTS, In the Soop, enquanto alguns membros liam. Em seguida, fãs se interessaram e fizeram o livro ser um sucesso ainda maior. O valor é ainda maior por ser literatura coreana. Amêndoas inclusive inspirou Yoongi em seu mais recente trabalho solo, o D-DAY.

A vida invisível de Addie LaRue de V.E. Schwab

Gênero: Fantasia

Quem leu: Lily (NMIXX)

Continua após a publicidade

Sobre o que é? Addie LaRue não queria pertencer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos.

Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre — apesar de fadada ao esquecimento — até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo. Uma jornada inspirada no mito faustiano sobre busca e perda, eternidade e finitude e, acima de tudo, uma questão: até onde se vai para alcançar a liberdade?

Lily das NMIXX constantemente dá dicas de leituras para os fãs e além de livros mais atuais ela é bastante fã da mestra do suspense, Agatha Christie. A autora é bem famosa na Coreia do Sul e é adorada por vários idols. Parece que a JYP além de treinar musicalmente, também tem incentivo literário, pois os got7 - ex JYP, vale lembrar - JAYB e Jinyoung já deram muitas dicas de livros que eles amam, principalmente do Murakami e da excelente autora coreana Han Kang.

Atos Humanos de Han Kang

Gênero: fiçcão histórica, política

Quem leu: JayB e Jinyoung da GOT7

Continua após a publicidade

Sobre o que é? Em maio de 1980, na cidade sul-coreana Gwangju, o exército reprimiu um levante estudantil, causando milhares de mortes. O evento de trágicas consequências foi transfigurado nesta ficção extraordinária, poética, violenta e repleta de humanidade. Construindo um mosaico de vozes e pontos de vista daqueles que foram afetados, Atos humanos é a demonstração dos poderosos recursos literários de Han Kang, uma das autoras mais importantes da cena contemporânea.

Outra grande idol que lê muito é Jisoo das Blackpink. Entre os livros que ela indicou, escolhi um que virou filme com Cate Blanchett e traz uma temática bem a frente do seu tempo (ele foi escrito nos anos 50).

Carol de Patrícia Highsmith

Gênero: LGBTQ+

Quem leu: Jisoo (Blackpink)

Sobre o que é? "Carol" é um romance que aborda uma relação amorosa entre mulheres com um final feliz. Na história, Therese Belivet trabalha como vendedora na seção de bonecas de uma loja de departamentos. É época de Natal em Nova York, e a loja está lotada. Em meio a tantos rostos desconhecidos, Therese fica hipnotizada ao ver uma cliente se aproximar. Assim começa o romance entre a jovem Therese e Carol, um amor repentino e fatal, que se transforma em uma constante troca de experiências.Por fim e provavelmente o que causou mais controvérsia na lista, é a indicacão da Irene das Red Velvet, que na época foi muito criticada por ser feminista (na Coreia do Sul existe muito preconceito com o termo e um movimento forte contrário). O livro também virou filme, coreano, de bastante sucesso.

Kim Jiyoung, nascida em 1982 de Cho Namjoo

Gênero: ficção e política

Continua após a publicidade

Quem leu? Irene (Red Velvet)

Sobre o que é? Em um pequeno apartamento nos arredores de Seul vive Kim Jiyoung. Uma millennial comum, Jiyoung largou seu emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida em tempo integral — como se espera de tantas mulheres coreanas. Mas, em pouco tempo, ela começa a apresentar sintomas estranhos, que preocupam o marido e os sogros: Jiyoung personifica vozes de outras mulheres conhecidas — vivas e mortas. A estranheza de seu comportamento cresce na mesma proporção que a frustração do marido, que acaba aconselhando a esposa a se consultar com um psiquiatra. Será que seu psiquiatra pode curá-la ou sequer descobrir o que realmente a aflige?

Alguns autores são extremamente populares e lidos por vários, como é o caso do japonês Haruki Murakami, o alemão Herman Hesse e do brasileiro Paulo Coelho. Aqui temos apenas livros, muitos idols também amam quadrinhos, mas isso é assunto para outra pauta (o k-pop é recheado de otakus e eles merecem outra lista só deles). Além dos idols citados na lista temos alguns outros que são conhecidos por serem grandes leitores: Wonwoo e Minghao do SEVENTEEN, Changmin da TVXQ, Yunjin das LESSERAFIM, Go Won das Loosemble, Kai da EXO, Jaehyun da NCT 127 e IU.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.