Topo

'Eu vou tomar um tacacá...': como música virou hit improvável 8 anos depois

"Voando pro Pará", da cantora Joelma, foi lançada em 2015 e voltou a ser sucesso no fim de 2023 por causa de memes Imagem: Patricia Devoraes/Brazil News

De Splash, em São Paulo

19/12/2023 04h00

Você pode gostar ou não, mas é muito provável que tenha ouvido nos últimos meses a frase "Eu vou tomar um tacacá", trecho da música "Voando pro Pará", da cantora Joelma.

A música é de 2015, mas reapareceu com tudo nos últimos meses de 2023. Televisão, memes e shows ajudam a explicar o hit.

A cronologia do sucesso

No começo de outubro, Joelma se apresenta no Domingão com Huck, cantando a música "Voando pro Pará". O apresentador pede para "voltar no tempo" com um sucesso antigo de Joelma. No programa, ela também canta outras músicas.

As últimas semanas de outubro tiveram o primeiro pico de busca pela música "Voando pro Pará", segundo levantamento do Google Trends feito a pedido de Splash. Na época, dois vídeos bombavam no TikTok e Instagram —um em que um estudante do Distrito Federal imita a cantora (já removido do TikTok) e outro de um neto colocando a música para assustar a avó.

Mc Poze aparece cantando a música em 26 de outubro, em um vídeo criado por inteligência artificial. O produtor musical Anderson Junior, 38, treinou uma IA para fazer o funkeiro carioca cantar a canção. A brincadeira inusitada rendeu mais de 3,5 milhões de visualizações e várias outras tendências, como um remix de funk com a música e vídeos de coreografias, tanto da música original como da "nova".

Em 8 de novembro, Joelma se apresenta no Prêmio Multishow com a música, após a canção ter viralizado, em um medley do DJ Pedro Sampaio.

Christian Chavez, do RBD, puxou a música durante o show da banda no Rio de Janeiro, em 11 de novembro.

De meme em meme se chega longe

A gente acredita que os números começaram a crescer desde a apresentação dela no Huck, no começo de outubro. De lá para cá, memes, virais e dancinhas começaram a surgir de forma 100% orgânica e crescente.
Assessoria de comunicação de Joelma

O fenômeno não ficou apenas em redes sociais ou na TV. A cantora Joelma teve um crescimento de 390% em streams no Spotify entre o início de outubro e fim de novembro. "Voando pro Pará" se tornou a música mais ouvida da cantora na plataforma.

Na Deezer, os picos de audição da canção foram em 11 de novembro e 26 de novembro. Nas datas, Christian, do RBD, cantou a música no show e a cantora gravou um DVD no Pará e concedeu várias entrevistas sobre o evento. Apesar disso, "Voando pro Pará" não é a música mais escutada da cantora na Deezer do ano passado até agora —a líder é "Aquele alguém".

Em comunicado, a cantora diz que a música, que "exalta a cultura paraense", tem atingido de crianças a idosos. Joelma passou de 250 mil ouvintes mensais no Spotify para 900 mil com a música. A faixa, ainda segundo a assessoria da cantora, já soma mais de 40 milhões de plays em todas as plataformas digitais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Eu vou tomar um tacacá...': como música virou hit improvável 8 anos depois - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade