Filme brasileiro esnobado pelo Oscar aborda história do centro do Recife
"Retratos Fantasmas" não está entre os pré-selecionados paras as categoria de Melhor Filme Internacional e Melhor Documentário do Oscar 2024. Assim, o Brasil está oficialmente fora da premiação do próximo ano.
Sobre o que é o filme
O documentário conta a história do centro do Recife, capital pernambucana, a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos durante o último século. Ele foi dirigido por Kleber Mendonça Filho, de "O Som Ao Redor", de 2012, "Aquarius", de 2016, e "Bacurau", de 2019.
A presidente da Comissão da Seleção informou que a decisão de escolher "Retratos Fantasmas" para o Oscar resultou de um debate de três horas. "Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido", disse Ilda Santiago.
"Retratos Fantasmas" está disponível na Netflix. Veja o trailer:
O que aconteceu
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais havia selecionado o filme de Kleber Mendonça Filho, para representar o país na disputa. Ele não aparece na pré-lista.
Barbie é o filme com mais indicações até agora. O filme foi pré-selecionado em cinco categorias, incluindo música original e trilha sonora.