Conteúdo publicado há 11 meses

Ministro fala em regular redes após morte de jovem vítima de fake news

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, quer a regulamentação das redes sociais após a morte de uma jovem em virtude de uma fake news sobre um affair com Whindersson Nunes.

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

O que aconteceu

'Evitar novas tragédias'. Nas redes sociais, o ministro lamentou que a morte de Jéssica Canedo seja o segundo caso de suicídio causado por notícias falsas e afirmou que a regulamentação é necessária para evitar novas tragédias. "A regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento."

O pastor Henrique Vieira, deputado federal pelo PSOL, também fez coro. Ele pede a regulamentação das redes sociais para os responsáveis pelas mentiras sejam punidos. "A regulamentação da internet é mais que necessária, por conta do cenário atual e também por o que há de vir, como a inteligência artificial sendo cada vez mais popularizada", publicou ele, no X.

O ex-BBB e economista Gil do Vigor aconselhou que as pessoas reflitam sobre o comportamento nas redes sociais. "As pessoas estão ficando adoecidas, a gente não sabe mais o que posta. Nós somos seres humanos, gente! Eu vou ler os comentários, entendeu? Isso vai me machucar, vai me ofender", sugeriu.

Ele ainda destacou que a mensagem que pode parecer simples para você pode causar danos sérios na vida do "alvo". "Acho que a gente pode medir um pouquinho: 'Caramba, se eu falar isso eu acho que vai ser muito pesado. Eu vou medir de que forma eu vou falar isso'. Então eu acho que nós precisamos, de fato, como sociedade, todos nós, analisarmos de que forma nós vamos utilizar as redes sociais. Porque, gente, já passou de todos os limite".

Continua após a publicidade

Igor 3k, criador do Flow Podcast, não escondeu a sua revolta com a notícia da morte da jovem em virtude de uma mentira. "Dá pra tu matar alguém com uma mentira ou com uma história mal contada, sem conferir antes se é verdade. Se for por desonestidade, ainda, pior. E tá tendo bastante, viu? TEM TIDO bastante, na verdade", escreveu.

Neymar lamentou que o mantra usado na internet de "respeito ao próximo não existe" na prática. "Não é todo mundo que tem o mental forte", publicou o jogador de futebol, nos stories do Instagram.

Entenda o caso

Jéssica Canedo foi vítima de notícias falsas que a apontavam como um affair de Whindersson Nunes e tirou a própria vida. Supostas capturas de conversas entre Whindersson e Jéssica foram divulgadas por páginas de fofoca nas redes sociais, como a Choquei, e gerou uma onda de mensagens de ódio na jovem.

Continua após a publicidade

Antes da morte de Jéssica, Whindersson comentou em uma das postagens, dizendo que estavam usando a imagem do perfil dela de forma equivocada.

A mãe da jovem natural de Araguari (MG) confirmou a morte em suas redes sociais. "A Jéssica não resistiu à depressão e a tanto ódio e veio a óbito. Será sepultada hoje e o enterro será amanhã."

A Polícia Civil de Minas Gerais disse que a morte ocorreu na sexta-feira, 22, e que o corpo foi encaminhado para exames. "A PCMG apura a causa da morte."

Whindersson lamentou o ocorrido e disse estar "muito triste" com a situação. "Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho", disse, em uma nota enviada por sua assessoria.

A equipe de Whindersson disse, ainda, que ele não conhecia a jovem. A equipe falou ainda que uma história inventada tomou uma "dimensão catastrófica".

Choquei se pronuncia

A página Choquei diz que não cometeu nenhuma irregularidade. "Todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação", diz a página em nota assinada por sua advogada.

Continua após a publicidade

Veja a nota de Whindersson na íntegra:

A Nonstop Produções S.A., escritório responsável pelo gerenciamento de Whindersson Nunes, vem a público manifestar o posicionamento do artista sobre a dimensão catastrófica de uma história inventada a partir de uma fake news.

Nesta sexta-feira (22), Whindersson Nunes foi surpreendido com a triste notícia do falecimento da jovem Jessica. Perplexo com o desencadeamento desse novo massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais, o artista lamenta:

"Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho".

A Nonstop Produções S.A. e Whindersson Nunes lamentam profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, bem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais.

Se você estiver passando por questões emocionais, busque ajuda. Disque 188 para o CVV - Centro de Valorização da Vida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes