'Duro de Matar' é um clássico de ação, mas também é um filme de Natal

O clássico de ação "Duro de Matar" (1988) é considerado por muitos como um filme de Natal.

Protagonizado por Bruce Willis, o thriller acompanha o policial John McClane. Ele precisa capturar um grupo de terroristas alemães que sequestraram sua esposa e seus colegas de trabalho durante uma comemoração natalina.

Por que é um filme de Natal

A discussão ganhou fôlego em 2017, quando o roteirista Steven E. de Souza afirmou se tratar de um filme natalino. No X (antigo Twitter), um usuário escreveu: "'Duro de Matar' é sobre amor, devoção, sacrifício, generosidade e resistência ao mal — como não poderia ser um filme de Natal?". Steven concordou e fez um adendo: "Ainda tem uma mulher prestes a dar à luz".

A palavra "Natal" é dita 18 vezes no filme, superando outras como "matar" e "sangue" (13 vezes cada uma), "tiro" (12) e "morte" (5). As informações são de Stephen Follows.

Há 21 objetos de cena que fazem referência ao Natal. Chapéus e árvores enfeitadas são exemplos.

A trilha sonora do filme é 99,2% mais natalina que a de outros filmes lançados nos últimos 30 anos. Canções famosas desta época do ano, como "Let it Snow", aparecem no longa.

Em 2018, a 20th Century Fox (hoje parte da Disney), abraçou o espírito natalino e lançou um trailer de "Duro de Matar" em uma comédia digna de uma manhã de Natal.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.