Ecossexual, sapioafetiva: as revelações íntimas dos famosos mais comentadas
Mesmo que a passos curtos, a sociedade caminha para quebrar cada vez mais tabus. Se tornou crescente o número de famosos que se sentem à vontade para abrir o jogo sobre sua sexualidade publicamente. Relembre alguns desses casos:
Sergio Marone
O ator Sergio Marone revelou ser ecossexual em entrevista ao portal Terra. "Eu acho tão sexy quem tem consciência, quem tem responsabilidade com nosso planeta."
A ecossexualidade é uma fusão entre ambientalismo e sexualidade, focando sempre no amor pelo planeta. Esse tipo de atração pode ser física pela conexão com o meio ambiente ou apenas afetiva, como no caso do ator.
De primeira, também achei que tinha a ver com atração física, mas não, é sobre se reconectar com a natureza. É justamente ter uma identificação com esse paraíso e tudo que ele nos proporciona. Sergio Marone
Luciana Gimenez
A apresentadora conseguiu entender melhor a sua orientação como uma pessoa demisexual, graças a uma entrevista no Superpop (RedeTV!). "Eu tenho dificuldade com sexo casual. Tenho nada contra, mas tenho dificuldade. Uma vez alguém foi no programa e falou que era demissexual. Falei: 'Sou eu'"
A demissexualidade tem como pré-requisito para um relacionamento sexual a existência de laços afetivos. Uma pessoa demissexual tem atração por quem nutre sentimentos ou intimidade e não está ligada à identidade de gênero. Ou seja, não é relevante para elas se alguém é cis, trans, não binária, etc.
Bianca Andrade
A empresária desabafou sobre o apagamento que as pessoas bissexuais sofrem durante o Saia Justa (GNT). Bianca, que sempre fez questão de expor sua orientação publicamente, reforçou sua pansexualidade.
Todas as vezes que falo sobre a minha bissexualidade, eu sou invalidada, me chamam de 'bi de festinha', isso e aquilo
Uma pessoa pansexual sente desejo romântico, sexual ou afetivo por pessoas de todos os gêneros e sexos. É uma identidade não monossexual.
Rodrigo Simas
Ao estrear sua peça "Prazer, Hamlet", em março, o ator se abriu pela primeira vez sobre sua bissexualidade. "Eu nunca expus isso, mas sou um homem bissexual. É um rótulo, mas me sinto maduro e tranquilo para falar sobre isso agora", afirmou em entrevista ao jornal Extra.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberA bissexualidade pode ser definida pela atração afetiva e sexual pelo feminino, masculino e todos os gêneros que existem entre eles. Por muito tempo houve um entendimento, até mesmo pela interpretação etimológica da palavra, que se tratava de uma dualidade.
Os bissexuais, porém, podem ter interesse por pessoas que não se identificam nem como homem, nem mulher.
Pedro Sampaio
Durante seu show no Lollapalooza neste ano, o DJ se declarou como uma pessoa bissexual. Durante a canção "Toda Forma de Amor", de Lulu Santos, Sampaio projetou um vídeo com várias pessoas revelando suas respectivas orientações sexuais. Ele mesmo apareceu na gravação se identificando como bissexual.
Anteriormente, Pedro Sampaio já tinha dito que se sentia uma pessoa livre para sair com homens e mulheres. A apresentação, no entanto, foi a primeira vez que ele afirmou qual era sua orientação sexual.
Amaury Lorenzo
O intérprete de Ramiro não chegou a rotular sua orientação, mas contou ao jornal Extra que faz parte da comunidade LGBTQIA+.
Pode ser que daqui a pouco eu me case com outro homem, cis ou trans, com uma mulher, cis ou trans
Bela Gil
Após receber muitas críticas por ter se declarado como sapiossexual, a apresentadora revelou ser sapioafetiva. Durante o programa Saia Justa, ela explicou a diferença entre as duas definições.
A pessoa sapiossexual tem uma atração por alguém a partir de sua inteligência, forma de pensar e um bom papo. No caso de alguém que se identifica como sapioafetiva, pode acontecer a atração física pela aparência, mas ir adiante dependerá de outros fatores.
Por exemplo, eu estou numa festa, olho alguém bonito e tenho uma atração física - beleza - se eu estou conversando e a conversa não flui, eu perco o interesse
Pabllo Vittar
No programa "De Frente com Blogueirinha, Pabllo Vittar explicou que, embora se considere um gay, a pansexualidade também é uma orientação que lhe cabe.
Na verdade, acho que eu seria uma coisa mais pansexual, porque eu fico com menina, com menino, fico com casais... Gosto de sentir, mas eu sou gay
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.