Choquei: quem é Raphael Sousa, criador de página controversa no Instagram

A página Choquei, administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, está no centro de uma polêmica. O perfil vem sendo criticado após compartilhar notícias falsas que apontavam Jéssica Canedo como affair de Whindersson Nunes. A jovem morreu aos 22 anos.

Quem é o responsável pela conta

O rapaz abandonou o curso de publicidade e propaganda para cuidar da página no Instagram, segundo consta em texto divulgado à imprensa. O perfil acabou virando um negócio, apesar de não ter sido criado com esse objetivo.

A página acumula mais de 21 milhões de seguidores. Ao longo dos últimos anos, segundo o próprio criador, a conta recebeu patrocínio de grandes marcas, a exemplo de Burger King, Budweiser e Zé Delivery.

Em 2014, quando criou o perfil, Raphael já conseguia vender publicidade para pequenas lojas e influenciadores digitais. Com o crescimento do projeto, no entanto, ele fez parte da Banca Digital, braço da Mynd — de onde saiu há cerca de dois anos.

Os primeiros famosos a se aproximarem do influenciador goiano, segundo ele, foram Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. "Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando."

Com o passar do tempo, o alcance foi aumentando e comecei a ter contato com artistas, a fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos. Raphael Sousa, em entrevista ao UOL, em 2022

O rapaz administra um perfil que privilegia a publicação rápida e quase sempre descontextualizada, replicando conteúdos apurados por veículos tradicionais de imprensa. Tudo acompanhado de chamadas acompanhadas por palavras como "Urgente" e "Grave".

Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo Choquei
Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo Choquei Imagem: Reprodução/Instagram

A página também não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael, em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses. "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]."

Continua após a publicidade

O perfil comandado pelo fotógrafo deu início a uma cobertura controversa da Guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, quando interrompeu o noticiário padrão para avisar que um novo conflito estava prestes a acontecer. "Presidente da Ucrânia se pronuncia e diz que se forem atacados pela Rússia, vão defender à altura", dizia a publicação.

Ele atuou como influenciador pró-Lula durante as eleições de 2022. A página fez uma "cobertura" intensa da disputa presidencial. Segundo a revista Piauí, à época, a primeira-dama Janja se tornou uma fonte do fotógrafo durante as eleições.

Jovem alvo de notícias falsas morre aos 22 anos

Whindersson Nunes lamentou morte de jovem
Whindersson Nunes lamentou morte de jovem Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Canedo foi vítima de notícias falsas que a apontavam como um affair de Whindersson Nunes. Supostas capturas de conversas entre Whindersson e Jéssica foram divulgadas por páginas de fofoca nas redes sociais, como a Choquei.

Antes da morte de Jéssica, Whindersson comentou em uma das postagens, dizendo que estavam usando a imagem do perfil dela de forma equivocada.

Continua após a publicidade

A Polícia Civil de Minas Gerais disse que a morte ocorreu na sexta-feira (22) e que o corpo foi encaminhado para exames. "A PCMG apura a causa da morte."

Whindersson lamentou o ocorrido e disse estar "muito triste" com a situação. "Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho", disse, em uma nota enviada por sua assessoria.

A página Choquei diz que não cometeu nenhuma irregularidade. "Todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação", diz a página, sem especificar quais são os critérios das "atividades habituais".

Após repercussão do caso, Raphael Sousa fechou o perfil pessoal no Instagram. Ele acumula mais de 1,1 milhão de seguidores. Procurado por Splash, o dono da Choquei não retornou o contato até o momento. O espaço permanece aberto.

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes