Choquei: como funciona página de fofoca criticada após morte de jovem

A página Choquei, que está no centro de uma polêmica após ser acusada de compartilhar uma notícia falsa, é fruto de um fenômeno recente da internet: a explosão de perfis de fofoca nas redes sociais.

Eles acumulam milhões de seguidores, alcançam números impressionantes de engajamento e, para muitas pessoas, são os principais meios de informação.

A página em questão, criada e administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, acumula mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, replicando conteúdos produzidos por veículos de imprensa — tudo acompanhado por palavras como "urgente" e "grave".

Como funciona

A página não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael. Em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses, ele disse: "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]".

A equipe do Choquei conta com seis "adms", três no Twitter e três no Instagram, conforme revelou o criador do perfil, em entrevista ao Flow Podcast, em novembro de 2022. Todos com autonomia para compartilhar conteúdo.

Eu comandei a página por quatro anos sozinho.Tudo! Publicidade, conteúdo, evento, e, quando eu não aguentava mais, tive de começar a montar uma equipe. Raphael Sousa, criador da página

A página sobrevive de publicidade, de acordo com o influenciador. "Quando você mostra as impressões para a marca, para o cliente, o cliente fala: 'Nossa. Muito grande. Quero fechar." Ele não revela quanto ganha, mas ao longo dos últimos anos recebeu patrocínio de grandes marcas.

Quem cuida dos negócios é o namorado do fotógrafo, disse ele. "O Marco Júnior fica responsável pela negociação inteira. E, quando fecha, ele passa para mim. Aí eu crio o grupo com os adms para produzir os conteúdos", disse Raphael, no Flow Podcast. A página chegou a fazer parte da Banca Digital, da Mynd, de onde saiu há cerca de dois anos.

Continua após a publicidade

Coberturas

Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo "Choquei"
Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo "Choquei" Imagem: Reprodução/Instagram

Além de fofocas sobre artistas, a página também participa de "coberturas" de outros assuntos. Atuou, por exemplo, com produção de conteúdo sobre a Copa do Mundo do Qatar e das eleições presidenciais de 2022 (na época, a página manifestou apoio a Lula). Em fevereiro de 2022, interrompeu o noticiário padrão para avisar que um novo conflito estava prestes a acontecer. "Presidente da Ucrânia se pronuncia e diz que se forem atacados pela Rússia, vão defender à altura", dizia a publicação.

Origem

Raphael criou a página em 2014. À época, ele compartilhava "imagens fofas" de artistas. "Com o passar do tempo, o alcance foi aumentando e comecei a ter contato com artistas, a fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos", disse ele, em entrevista ao UOL, em 2022.

Os primeiros famosos a se aproximarem do influenciador goiano, segundo ele, foram Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. "Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando."

Continua após a publicidade

Morre jovem de 22 anos

O influenciador Raphael Sousa, criador do perfil Choquei
O influenciador Raphael Sousa, criador do perfil Choquei Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Canedo foi vítima de notícias falsas que a apontavam como um affair de Whindersson Nunes. Supostas capturas de conversas entre Whindersson e Jéssica foram divulgadas por páginas de fofoca nas redes sociais, como a Choquei. Antes da morte de Jéssica, Whindersson comentou em uma das postagens, dizendo que estavam usando a imagem do perfil dela de forma equivocada.

A página Choquei diz que não cometeu nenhuma irregularidade. "Todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação", diz a página.

A reportagem entrou em contato com a advogada Adélia Santos, profissional que assina nota oficial da Choquei. Ela informou que o escritório não atuará no caso.

O fotógrafo Raphael Sousa, criador e administrador da conta, também foi procurado por Splash, mas não retornou até o momento. O espaço permanece aberto.

Continua após a publicidade

Veja a nota na íntegra da Choquei sobre o caso

"Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.

O perfil Choquei (@choquei) por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.

Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação.

O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX.

Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade".

Continua após a publicidade

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes