'Jujutsu Kaisen', 'Zom 100' e outros animes com problemas de bastidores
Fábio Garcia
Colaboração para Splash, em São Paulo
28/12/2023 12h00
Nesse final de ano, Splash tem feito algumas listas com retrospectivas dos animes exibidos em 2023. A de hoje é pura treta e confusão. Algumas produções passaram por problemas grandes nos bastidores e afetaram a experiência do espectador. Vamos à lista!
1. "Jujutsu Kaisen"
O preço para ser um dos mais belos animes da atualidade é bem caro, pelo menos é o que acreditam os funcionários do estúdio MAPPA. "Jujutsu Kaisen" foi um dos destaques de 2020. Segunda temporada era muito aguardada, pois seria a adaptação de momentos tensos da história.
Relacionadas
Infelizmente, o projeto foi um caos nos bastidores e o diretor Hokuto Sadamoto por ter "arruinado" "Jujutsu Kaisen". Ele prometeu compensar em trabalhos futuros. A mensagem foi publciado na rede social X (antigo Twitter).
Além das pressões por parte dos prazos apertados, há a facilidade dos fãs de anime atormentar quem trabalha com suas séries favoritas. Na atual temporada, "Jujutsu Kaisen" ousou em algumas cenas mais conceituais, o que foi detonada pelos fãs, que esperavam outra coisa. Disponível na Crunchyroll com legenda e dublagem.
2. "Nier: Automata Ver1.1a" e "Ayakashi Triangle"
Tanto o anime de "Nier: Automata" quanto "Ayakashi Triangle" estrearam em janeiro de 2023, mas sofreram muitos contratempos. Vários episódios foram adiados supostamente por contaminação dos animadores pelo vírus da covid-19. "Nier: Automata" foi exibido de forma atabalhoada até o episódio 8, no mês de março, quando a produção foi interrompida e teve seus últimos 4 episódios lançados de uma vez só em julho.
"Ayakashi Triangle" também sofreu com o atraso justificado pela covid-19 e exibiu até o sexto episódio, em março. A produção parou e o anime reestreou em julho, ao retomar do primeiro episódio e terminando em setembro deste ano. Embora ambos os estúdios tenham usado a pandemia como justificativa, entre os animadores houve uma discussão de que, talvez, tenha sido uma desculpa usada para não assumirem os atrasos de produção. Disponíveis na Crunchyroll com legenda e dublagem.
3. "Horimiya: The Missing Pieces"
Talvez seja um pouco injusto colocar a temporada recente de "Horimiya" na lista, mas ela é um reflexo da confusão que aconteceu nos bastidores durante a produção da primeira leva de episódios. A comédia romântica foi um grande sucesso quando exibida em 2021, mas, talvez, os produtores não estivessem tão confiantes no projeto. Por medo de ter a história interrompida sem um final, a decisão criativa foi promover muitos cortes na história do quadrinho original para se encerrar em 13 episódios. O resultado foi uma história confusa, mas com desfecho.
Em 2023 decidiram criar uma nova temporada, dessa vez adaptando tudo o que foi cortado em 2021. A série ganhou um subtítulo bem literal "The Missing Pieces" ("Os Pedaços que Faltam", em tradução livre) para reunir todos os momentos pulados. O resultado dessa vez? Uma temporada muito bagunçada. Fãs até tentaram fazer um diagrama para remontar a história de forma cronológica, mas ficou ainda mais confuso. Pobre dos fãs de "Horimiya". Disponível na Crunchyroll com legenda e dublagem.
4. "Zom 100: Bucket List of the Dead"
A vida é uma grande ironia. "Zom 100" é uma série na qual o protagonista fica feliz por um apocalipse zumbi, afinal, ele trabalhava em uma empresa que o explorava. Acontece que, nos bastidores desse anime, os animadores estavam passando por uma situação parecida com a do personagem principal. Prevista para durar um cour (termo usado para aqueles animes de três meses, cerca de 12 episódios), a cada semana saía uma notícia de que a produção estava em apuros e o episódio seria adiado em algumas horas ou dias.
A abertura de "Zom 100" era a representação do caos dos bastidores. No primeiro episódio, o tema inicial era ilustrado com cenas reaproveitadas da própria história. No decorrer das semanas, os animadores conseguiram terminar mais trechos e iam acrescentando no vídeo. O clipe completo foi mostrado somente no episódio 9, com direito a uma coreografia contagiante que até viralizou no TikTok —pena que não conseguiram terminar antes.
E para piorar, a animação teve tanto atraso que ultrapassou o período de exibição previsto. O anime foi pausado e seus episódios finais agendados para o final de dezembro. "Zom 100" foi um caos e, nesse caso, estragou um pouco a apreciação do anime pelo público. Disponível na Crunchyroll e Netflix com legenda e dublagem.