Topo

Choquei é investigada por suspeita de indução ao suicídio após fake news

Choquei é alvo de críticas por compartilhar publicações falsas Imagem: Reprodução/Instagram/@Choquei

De Splash, em São Paulo

29/12/2023 14h36Atualizada em 29/12/2023 14h36

O perfil da Choquei está sendo investigado pelo crime doloso de indução ao suicídio após a morte de Jéssica Vitória Canedo. A informação foi confirmada pelo delegado Felipe Monteiro, responsável pela investigação, em entrevista ao jornal O Globo.

O que diz o delegado

Responsáveis por outras páginas de fofocas que compartilharam a fake news também serão ouvidas. "Para dar prosseguimento à investigação, que avalia o crime doloso de indução ao suicídio, estamos aguardando a aprovação do pedido de quebra de sigilo das contas do veículo nas redes sociais. Também estamos avaliando quem serão as próximas pessoas interrogadas".

Além do crime de indução ao suicídio, a família de Jéssica avalia instaurar um inquérito por crime contra honra. "[Esse] só pode ser solicitado pela família ou pela própria vítima. No entanto, ainda não recebemos uma ação efetiva dos familiares".

Relacionadas

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Choquei admitiu fake news

O perfil da Choquei, página que compartilha notícias sobre famosos nas redes sociais, admitiu ontem ter replicado um conteúdo falso sobre suposto affair entre Jessica Canedo, 22, e Whindersson Nunes. A jovem morreu no dia 23 de dezembro.

Perfil lamentou morte de Jéssica em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (28). "O perfil lamenta a morte e se solidariza com a família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito ao trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até esse momento."

Perfil admite ter republicado notícia falsa. "Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa — publicada originalmente por outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei — e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram procedimentos adotados assim que falsidade foi descoberta."

O fotógrafo Raphael Sousa, responsável pela página, prestou depoimento à polícia segundo comunicado. "O proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso."

A Choquei está à disposição para contribuir com órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online.
Choquei em nota oficial

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Choquei é investigada por suspeita de indução ao suicídio após fake news - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade