Ano do dragão: conheça mais os idols que brilharão em 2024
Oficialmente, o Ano do Dragão só começa em fevereiro, quando o ano vira no calendário lunar chinês. Diferentemente do Ocidente, eles utilizam o calendário lunissolar, combinando ciclos do Sol e da Lua. A cada 12 anos um ciclo se fecha e cada ano recebe um animal como seu representante no horóscopo chinês. Eles são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
No k-pop, existe a tradição nos eventos e premiações de fim de ano de celebrar o ano que se inicia com idols cujo animal em evidên,cia é o mesmo do ano que nasceram. Por exemplo, 2023 foi o Ano do Rato, e todos os idols nascidos em 1996 foram contemplados. Agora entramos no Ano do Dragão, com destaque para os idols nascidos em 1988 e 2000.
Na mitologia, o Dragão representa força, independência e exuberância e isso define bastante um dos idols mais conhecidos da indústria, que inclusive utiliza o dragão como pseudônimo. Kwon Jiyoung, o G-DRAGON, vai fazer quase 20 anos de carreira esse ano e já prometeu comeback depois das polêmicas envolvendo Big Bang e acusações - todas já negadas com direito a pedido de desculpas da imprensa - de uso de drogas.
GD, embora figura polêmica, é um dos idols mais influentes dentro do próprio mundinho idols; muitos dos artistas de hoje são fãs dele e alguns emulam seu estilo de vestir e cantar. O cantor completará 36 anos esse ano e seu retorno vai ser na própria gravadora que ele abriu depois que saiu da YG. Taeyang, amigo e parceiro de grupo de GDragon, também nasceu em 88 e tem o dragão como o seu animal.
Ainda nos idols das gerações mais antigas, temos dois outros nomes famosos: Max Changmin do TVXQ, que recentemente comemorou 20 anos de carreira. Im Siwan do ZE:A, que atualmente é mais conhecido por ser ator e estará na segunda temporada do gigantesco hit "Round 6". E Ok Taecyeon, grande sucesso no 2PM, que também migrou bem para a carreira de ator depois de viver o vilão em "Vincenzo".
Já nos anos 2000 temos uma constelação de idols extremamente populares em seus grupos que devem brilhar ainda mais no Ano do Dragão:
Stray Kids tem quatro membros que nasceram em 2000: Hyunjin em março, Han, Felix e Seungmin em setembro (fato curioso: Han nasceu dia 14, Felix no15 e Seungmin no 22). Tanto Hyunjin quanto Felix estão cada vez mais inseridos no mundo da moda, representando Versace e Louis Vuitton respectivamente. O grupo deve dar início a sua Terceira Turnê Mundial e lançar dois discos, sendo um especial. Ou seja, 2024 será um ano ainda maior para o grupo que vem numa crescente impressionante.
NCT Dream possui três representantes do Ano do Dragão: Renjun nascido em março de 2000, Jeno em abril e Haechan em junho. Os dreamies tiveram um hit enorme no bolso logo no início do ano passado com a nova versão de Candy, e são queridinhos na Coréia do Sul. Com uma passagem de sucesso no Brasil, espera-se que eles retornem com toda a NCT para outra turnê por aqui. Além disso, o grupo teve um dos discos mais vendidos do ano, o ISTJ. É outro grupo que deve brilhar ainda mais esse ano.
Nos girl groups, temos representantes muito populares e com fandoms bem grandes apesar de fazerem parte de grupos ainda recentes, como é o caso de Karina (abril de 2000) e Giselle (outubro de 2000) das aespa e Yeji (maio) e Lia (julho) das ITZY. Ambos os grupos embarcaram em turnês de bastante sucesso no ano passado, e aespa conseguiu se manter no topo de vendas com dois discos excelentes.
As ITZY não andam numa fase tão boa da carreira, infelizmente Lia entrou em hiato por não estar bem psicologicamente (torcemos muito por ela), o grupo retorna agora com quatro integrantes, vários solos e um disco que promete mostrar mais a individualidade de cada uma.
Outra dupla de 2000 que é bastante famosa dentro e fora de seu grupo é Sunwoo e Eric, parte da maknae line dos The Boyz. Para comemorar o ano deles, inclusive, lançaram uma collab juntos intitulada 'Honey'. Aqui dá para ver o teaser do MV:
Por último, mas definitivamente não menos importantes, temos os idols "sozinhos" em serem Ano do Dragão em seus grupos, mas que devem brilhar bastante em 2024. Eles são: Zhang Hao do ZB1 (nascido em julho de 2000), Chaewon das LESSERAFIM (nascida em agosto de 2000), Jongho da ATEEZ (nascido em outubro de 2000) e Soobin do TXT (nascido em dezembro de 2000). Os quatro artistas fazem parte de grupos que fazem muito sucesso, acumulando milhões de discos vendidos, #1 na Billboard e sucesso nos charts coreanos (Perfect Night ainda está em alta por lá).
Zhang Hao, apesar de ter debutando esse ano, foi o primeiro estrangeiro a ficar em #1 em um "survival show" na Coréia, o Boys Planet. O chinês tem um China bar enorme que ajudou demais nas vendas astronômicas do grupo rookie; mais de 2 milhões de discos vendidos em meio ano. Ano que vem, ZB1 deve embarcar em sua primeira turnê mundial.
Turnês mundiais são ótimos termômetros de sucesso e tanto TXT quanto ATEEZ são gigantes neste aspecto. Os grupos lotam arenas e estádios por onde passam e 2024 promete ser ainda maior para ambos os grupos. Já as LESSERAFIM devem seguir o mesmo caminho, principalmente depois do grande hit que está sendo Perfect Night, seguido de outro grande sucesso viral que foi 'Eve, Psyche & The Bluebeard's wife'.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberComo vimos, o Ano do Dragão é recheado de idols extremamente carismáticos e bem sucedidos em seus respectivos grupos, podemos esperar um 2024 incrível para todos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.