Novo rei da Dinamarca foi príncipe rebelde e é alvo de rumores de traição
O príncipe Frederik, 55, vai assumir o trono da Dinamarca no próximo domingo (14). A rainha Margrethe, 83, anunciou a abdicação no dia 31 de dezembro e vai passar o bastão após enfrentar alguns problemas de saúde no último ano.
Frederik vai se tornar rei em um momento delicado: em novembro, ele foi acusado de trair a mulher. Além disso, desde a juventude, Frederik tem fama de "festeiro" e rebelde. Saiba mais sobre ele:
Relacionadas
Frederik foi flagrado ao lado da socialite mexicana Genoveva Casanova na Espanha, em novembro. Além de terem sido vistos passeando juntos por Madri, os dois foram flagrados entrando, separadamente, no prédio de Genoveva. Eles saíram duas horas depois com roupas diferentes, embarcaram no mesmo carro e foram jantar. A dupla só foi embora do restaurante de madrugada, depois do fechamento. Genoveva negou o suposto affair e disse que acionará na Justiça quem a acusar de ter um caso com o príncipe. Apesar dos rumores, Frederik e a princesa Mary apareceram de mãos dadas no Natal.
Na juventude, o príncipe era rebelde, "apaixonado por carros e velocidade" e chegou a sofrer um acidente com o irmão. Ele tinha 20 anos quando Joachim, 19, perdeu o controle do carro e colidiu com árvores em uma estrada da França. Em outra ocasião, ele estava no carro quando sua namorada foi multada por dirigir bêbada e sem carteira de motorista.
As "peripécias" do príncipe não pararam na juventude. Apesar de, segundo a imprensa britânica, ter "amadurecido" depois de passar pelo Exército, foi supostamente nessa época que ele fez duas tatuagens. Em 2014, ele participou anonimamente do festival alternativo Burning Man (onde teria insistido para ser chamado de "Hamlet"). Aos 49 anos, foi impedido de entrar em um bar na Austrália porque estava sem identidade.
Frederik se casou com a plebeia Mary Donaldson, que agora se tornará rainha Mary. Ela, formada em comércio e Direito, conheceu Frederik em um bar na Austrália. Apesar de terem uma amiga em comum, Mary diz que ele se apresentou como "Fred" e que não sabia que ele era príncipe. Eles trocaram números e mantiveram um relacionamento a distância em segredo. Frederik e Mary se casaram em 2004 e têm quatro filhos: Christian, Isabella, Vincent e Josephine.
Ele tem espírito aventureiro e foi o primeiro membro de uma família real a completar um triatlo Ironman. Frederik já participou de algumas expedições: numa delas, passou quatro meses atravessando a Groenlândia de esqui. Além do Ironman, ele já correu maratonas em Nova York, Copenhagen e Paris, e lançou na Dinamarca a corrida "Royal Run". Além disso, assim como Charles 3º, Frederik tem afinidade com assuntos relacionados ao meio ambiente e costuma se envolver em discussões diplomáticas sobre a crise climática no mundo.