Piovani critica namoro de Wanessa e Dado; ele não cumpriu pena por agressão
A atriz Luana Piovani usou o Instagram Stories para criticar a relação de Dado Dolabella e Wanessa Camargo, que está confinada no BBB 24, e relembrar a condenação do ator após agredi-la. "Se você se relacionar com um cara que já agrediu quatro mulheres, parabéns, é uma escolha sua. Mas, de novo, o Brasil todo passar pano, é um problema nosso."
Splash procurou Dado Dolabella para comentar as falas de Piovani, mas ainda não houve retorno.
- Quer ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no BBB 24? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Agressão e condenação
Luana e Dado namoraram entre 2006 e 2008, ano em que ele foi acusado pelo crime de lesão corporal contra a atriz e uma funcionária — a pena pode chegar a três anos de detenção. O TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio) condenou o ator a dois anos e nove meses de prisão em regime aberto.
O caso ocorreu em outubro de 2008, em uma boate do Rio, quando Luana alegou ter levado um tapa no rosto durante uma briga. Naquela noite, ela comemorava a estreia da peça "Pássaros da noite", a qual tinha uma cena de nudez, que não teria agradado o então namorado. Uma camareira tentou separar a briga, foi empurrada e também se machucou. Luana e a camareira prestaram queixa. Câmeras de segurança da boate mostravam os empurrões, mas não confirmaram o tapa.
O ator recorreu e, em 2013, desembargador do TJRJ anulou a condenação. Sidney Rosa da Silva entendeu que o I Juizado da Violência Doméstica e Familiar não tinha competência para julgar a denúncia com base na Lei Maria da Penha. Magistrado ainda alegou ser "público e notório que a indicada vítima nunca foi uma mulher oprimida ou subjugada aos caprichos do homem".
Caso foi parar no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em 2014, que retrocedeu e manteve a condenação de Dado. Defesa do artista alegava que o caso não se enquadrava na Lei Maria da Penha, pois Luana não era hipossuficiente, nem vulnerável, mas ator foi derrotado. Por unanimidade, os cinco ministros entenderam que a lei serve para proteger a mulher dentro e fora de casa.
Sem punição
Em março de 2009, o ator chegou a ficar preso por 24 horas, por desrespeitar uma decisão judicial de se manter a 250 metros de Piovani. No carnaval, ele ironizou a decisão posando para fotos num camarote com uma trena na mão.
Apesar da condenação posterior no STJ, Dado nunca cumpriu a pena porque a agressão prescreveu. Na época da condenação de 2014, Dado comentou a decisão judicial em seu perfil no Instagram: "Há seis anos, eu estava dormindo com inimigo e não sabia. Muito cuidado com quem você se relaciona. Sempre!".
Luana comemorou a condenação, mas lamentou demora. "Ufa! Seis anos depois, a Justiça cumpriu seu papel! Agora, como pode um desembargador advogar dizendo que só as mulheres hipossuficientes merecem a proteção de Estado?!?".
O artista também já havia sido processado por Viviane Sarahyba, com quem tem um filho, acusado de agressões constantes. Na época, Dado foi obrigado a não se aproximar de Viviane e de Luana.
O que disse Piovani
Piovani repostou uma publicação de uma seguidora que trazia uma foto de Wanessa e Dado e lembrava a agressão de 2008: "Só eu que olho para ele e lembro que bateu na Luana Piovani ou acontece com vocês também? Geral achando o casal fofo", escreveu a fã, com um emoji de nojo.
Na sequência, Piovani disse que todo o país para ao assistir o "programa de quinta", por isso, os participantes do reality levam consigo os familiares que estão do lado de fora. Algo semelhante teria acontecido com Piovani quando seu ex-marido Pedro Scooby entrou na edição de 2022 do reality — o qual ela chama de "a nova Bíblia brasileira" — e ela teve o nome citado diferentes vezes.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPiovani afirmou que quatro mulheres denunciaram Dado por agressão na polícia, sem falar das que nunca denunciaram formalmente. "Ela está lá e está levando com ela, o namorado dela, que é um agressor. Não importa se ele come carne ou não, ele diz que batia em mulheres porque ingeria sangue. Vale lembrar que são quatro [denúncias]. Eu fui a primeira."
Ela critica a imagem de "casal fofo" que as pessoas imprimem à relação de Wanessa e Dado. "A Wanessa, muito querida e batalhadora, dona do seu destino, não está lá sozinha. Está lá com a sombra de um criminoso. Por estar apaixonada, quiçá ter sido a vida toda, ela também deixa participar um criminoso no BBB. Como é muito fácil de ludibriar, as pessoas acham que está tudo maravilhoso."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.