Conteúdo publicado há 11 meses

Ator de 'Terra e Paixão' alega racismo em aeroporto: 'Deve ser meu cabelo'

Amaury Lorenzo, ator que faz o Ramiro de "Terra e Paixão", alegou ser vítima de racismo durante inspeção de segurança em aeroporto do Rio de Janeiro.

O que aconteceu

Em vídeo publicado no Instagram Stories, ele diz estar "preso" após agentes de segurança desconfiarem de que ele estaria "levando alguma coisa". A situação aconteceu nesta tarde no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim — Galeão.

No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e tive que ficar descalço, sem conseguir embarcar. Estou preso aqui, sem conseguir embarcar, com a desconfiança de que estou levando alguma coisa. Triste, né? Pois é. Deve ser o meu cabelo, a minha pele.
Amaury Lorenzo

No vídeo, um agente tenta impedir que o ator grave o ocorrido por não ser permitido usar o celular na área restrita. "A gente conversa depois", diz o ator, visivelmente triste, respeitando a mensagem da segurança.

Em contato com Splash, o aeroporto diz que repudia "qualquer forma de discriminação e reafirma seu compromisso com a igualdade e a diversidade". "Durante a inspeção do Sr. Amaury Lorenzo, que foi conduzida com respeito e cordialidade pelos Agentes do aeroporto, outras pessoas também passaram pelo mesmo procedimento em outros equipamentos. Após a inspeção, o ator embarcou normalmente."

Em nota, o aeroporto afirma ainda que a inspeção aleatória é definida por acionamento automático realizado pelo equipamento de Raio-X, que leva em conta um percentual de passageiros que passam por cada aparelho. O mecanismo segue as normas estabelecidas na Resolução DAVSEC nº 02-2016 dos Procedimentos de Inspeção de Segurança regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Splash busca contato com o ator de "Terra e Paixão" para esclarecer o que houve. A reportagem entrou em contato com a agente de Amaury e aguarda retorno.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.