Brasil já tem ao menos 15 grandes festivais confirmados em 2024
Colaboração para Splash
12/01/2024 12h00
Ao menos 15 grandes festivais de música eletrônica vão reunir fãs do gênero no país, em 2024. Levantamento feito pelo Splash mostra que há eventos nesse formato já confirmados em pelo menos quatro estados, e que há até mesmo festas que atravessam fronteiras.
Neste sábado (13), por exemplo, acontece em Camboriú (SC) uma edição da Picnic Electronik, e no dia 27/1, no Sítio das Pedras, em Vargem Pequena, Rio de Janeiro, rola a Brunch Electronik com Fatboy Slim como headliner. Os dois festivais terão outras edições ao longo do ano. Em São Paulo, por exemplo, um Brunch está marcado para o dia 16 de março, com Blondish e Mochakk no lineup.
Fevereiro será um dos meses com programação mais forte de música eletrônica. Há cinco festivais já confirmados no período. No dia 10/2, Steve Angello encabeça o Rio Music Carnival, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. No mesmo dia, em São Paulo, começa o The Carnival, com Vintage Culture como headliner da primeira noite e Steve Angello na noite de 11/2. The Carnival será no Vibra São Paulo. No dia 12/2, o AME Laroc Festival, organizado pelos clubs AME & Laroc, tem DJ Set do Disclosure, em Campinas.
Não exatamente um festival de música eletrônica, mas com a música eletrônica como destaque, o Africa Express toma o Parque Ibirapuera, no dia 23 de fevereiro, com Damon Albarn (Blur, Gorillaz) e Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) como principais atrações.
O maior de fevereiro é o Afterlife, que leva inúmeras atrações ao autódromo de Interlagos, no dia 24/2. O lineup, divulgado nesta quarta-feira (10), tem Tale of Us (criadores do festival), Kevin DeVries, Anyma e Mrak, entre outros.
Em março, a balada vai para o mar. Um navio da festa Só Track Boa navega quatro dias no litoral.
Abril tem edições da Brunch Electronik e Picnik Electronik em São Paulo, respectivamente nos dias 20 e 27; e tem também o Gop Tun Festival, no Canindé, com Robert Hood e Palms Trax.
O Time Warp, um dos maiores festivais de música eletrônica do país, está marcado para os dias 3 e 4 de maio —data e local ainda a ser confirmado. No dia 4/5, o Warung Day Festival divide suas atrações (a serem anunciadas) entre a Pedreira Paulo Lrminski e a Ópera de Arame, em Curitiba.
Já em junho, terá ó Track Boa em São Paulo —local e data ainda a ser definidos.
Se só até aqui a programação já está enorme e atrativa, fica maior ainda e igualmente convidativa no segundo semestre.
Tem Tomorrowland em outubro, nos dias 11, 12 e 13, novamente em Itu, no interior de SP. No mês seguinte, o Creamfields arma sua estrutura em Interlagos, no dia 15. E na noite seguinte tem o DGTL, que ainda está sendo definido.
Tudo isso sem contar palcos eletrônicos de festivais não voltados ao gênero, como Lollapalooza (em março) e Rock in Rio (setembro).