Wanessa dá bronca em Rodriguinho; por que palavra 'índio' é pejorativa?

Wanessa Camargo deu um "puxão de orelha" em Rodriguinho no BBB 24 sobre a forma como o brother se referia à sister Isabelle.

Cuidado para não falar índia. Não pode falar 'índia'. É descendente indígena, mas ela é manauara.

Afinal, qual a forma certa de falar?

O termo "índio" é considerado vazio de significado. Os colonizadores colocaram o nome de 'índio' nas populações que viviam no Brasil e isso virou um apelido para todas as pessoas que pertenciam a povos de origem, mas a palavra não representa a diversidade existente. Ou seja, a palavra "índio" unifica todas as culturas de forma genérica.

O nome 'índio esconde centenas de nações independentes, que falavam ou ainda falam línguas diferentes, muitas delas não-intercomunicantes entre si.
André Figueiredo Rodrigues, professor na Unesp

A palavra "índio" para designar os povos originários começou a ser questionada a partir dos anos 1970. Essa época coincide com o surgimento de forma mais sistemática de um ativismo indígena.

Indígena é mais apropriado, mas, embora o termo "povos indígenas" pareça ser o mais consagrado hoje em dia, ainda é possível dar um passo além.Considera-se mais correto dizer povos originários devido ao fato de que formam no seu conjunto a origem do país.

Isabelle, no BBB, explicou tudo:

O termo 'índia' é pejorativo. O mundo está compreendendo isso agora. É indígena ou povo originário. Porque índia foi quando o colonizador chegou no Brasil e ele quis falar que nós parecíamos o povo da Índia, que ele errou de caminho. Você está aprendendo, a gente está se reeducando, em constante evolução.
Isabelle, no BBB, a Rodriguinho

Fontes: Kaká Weráe, escritor e ambientalista; Daniel Mundukuru, escritor e ativista; André Figueiredo Rodrigues, professor na Unesp

Deixe seu comentário

Só para assinantes