Margrethe 2ª ilustrou Senhor dos Anéis e é conhecida como 'rainha cinzeiro'
Após anunciar sua abdicação de surpresa no Ano-Novo, a rainha Margrethe 2ª, 83, deixa hoje o trono da Dinamarca.
Última rainha reinante do mundo desde a morte de Elizabeth 2ª, Margrethe é conhecida por sua afinidade com as artes e seu apreço por cigarros sem filtro. Saiba mais sobre ela:
Quem é a rainha Margrethe 2ª?
Margrethe 2ª assumiu o trono aos 31 anos. Prima e amiga de Elizabeth 2ª, Margrethe é irmã da rainha Anne-Marie da Grécia e da princesa Benedikte da Dinamarca. Ela passou 52 anos no poder e, agora, cederá o trono ao filho mais velho, o ex-playboy e polêmico príncipe Fredrik.
Monarca fumava 60 cigarros por dia e ganhou apelido de "rainha cinzeiro". Margrethe adorava cigarros sem filtro Karelia, importados da Grécia, desde a juventude. Após passar por uma grande cirurgia nas costas em 2023, supostamente parou de fumar.
Ela contrariou o marido, que queria um título mais alto e guardou mágoa até a morte. Ela se casou em 1967 com o então diplomata Henri Marie, que se tornou príncipe Henrik após a cerimônia. Conhecido na imprensa como o "membro da realeza mais mal-humorado", Henrik fez questão de fazer público seu descontentamento com o título de príncipe consorte, que recebeu após a coroação da mulher. Em 2017, ele disse que não queria ser enterrado ao lado da mulher em razão disso, e realmente não foi sepultado no memorial encomendado por Margrethe na Catedral de Roskilde.
Dona de forte veia artística, Margrethe impressionou Tolkien ao ilustrar a versão dinamarquesa de "O Senhor dos Anéis" e já trabalhou em filmes e peças. Em 2021, a rainha "colocou a mão na massa" e trabalhou como cenógrafa e figurinista no filme "Ehrengard: A Ninfa do Lago", da Netflix. Ela também já trabalhou como figurinista e tradutora de peças de teatro, estudou arqueologia e é fluente em outros quatro idiomas: inglês, francês, sueco e alemão. Estilosa, também se expressa por meio de suas roupas supercoloridas.
Margrethe também desagradou a família ao retirar títulos de alguns de seus netos em 2022. A rainha decidiu que os filhos do caçula Joachim não teriam mais os títulos reais de príncipes e princesas e se tornariam condes e condessas. A medida, segundo ela, foi tomada para modernizar a monarquia e liberar os netos das obrigações com a Coroa. Joachim, no entanto, criticou publicamente a decisão da mãe, que pediu desculpas, mas não recuou.
A Dinamarca é mais importante para mim do que qualquer outra coisa. Eu jamais flertei com a ideia de colocar meu casamento acima do trono. Rainha Margrethe 2ª no livro "Queen in Denmark"
Ela está me fazendo de bobo. [...] Se ela quer que eu seja sepultado ao lado dela, tem que me tornar rei consorte. Fim. Eu não me importo. Príncipe Henrik, em entrevista de 2017
Tomei minha decisão como rainha, mãe e avó, mas como mãe e avó, subestimei o quanto meu filho e sua família se sentiriam afetados. Ninguém deve duvidar que meus filhos, minhas noras e meus netos são meu orgulho e alegria. Agora espero que, como família, possamos encontrar a paz para atravessar essa situação. Rainha Margrethe 2ª, após Joachim reclamar da mudança de título dos filhos
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.